Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12882
Title: Um estudo diagnóstico da educação ambiental na prática do ensino de geografia em Cajazeiras-PB.
Other Titles: A diagnostic study of environmental education in the practice of teaching geography in Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Graziele Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Francisco Augusto de.
Keywords: Educação ambiental;Prática de ensino;Geografia escolar;Meio ambiente;Environmental education;Teaching practice;Geografia escolar;Environment
Issue Date: 13-Nov-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Graziele Ferreira de. Um estudo diagnóstico da educação ambiental na prática do ensino de Geografia em Cajazeiras-PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta como processo de Educacao Ambiental e abordado na pratica de ensino de geografia pelos professores do ensino basico de Cajazeiras- PB. Atraves da aplicacao de um questionario com uma amostra de professores tanto da rede publica como privada de ensino basico, chegamos a constatar, apos a analise de suas observa9oes, que todos veem a EA com grande relevancia dentro do processo de ensino-aprendizagem e que suas praticas envolvem metodologias e ferramentas que fogem da aula convencional e enfadonha de geografia, muito embora ainda sejam presente algumas metodologias tradicionais. Percebemos que as concepcoes de EA expressadas pelos educadores carregam principios importantes que se fazem presentes em sua caracterizacao, contudo, apontam um discurso "ingenuo-romantico", responsabilizando o homem e nao a sociedade como um todo pelos danos causados ao meio. Atraves disso revela-se a fragilidade teorica em sua pratica. Enfim, que esse estudo fa9a-se refletir essa pratica de ensino em geografia bem como a incorpora9ao da EA na mesma.
Abstract: This research presents the process of environmental education as it is treated by primary school teachers in Cajazeiras (PB) in teaching Geography. Through the submission of a questionnaire to a sample of primary school teachers belonging to both public and private basic education and after an analysis o f their speeches, it was proved that everybody consider EE as strongly relevant with regard to the teaching/learning process and that its practices involve methodologies and tools fleeing from conventional and somewhat boring geography lessons, though maintaining some traditional elements. It was also noticed that teachers' conceptions of EE carry important principles which are still present in its characterization, though appointing to a more "naive-romantic" speech, since the Man, and not society as a whole, is named responsible for the damages caused to the environment. Altogether, this proves the theoretical fragility that is hidden behind the real practice. Finally, this study serves the purpose of stimulating reflections on the practice of teaching Geography and on the incorporation of EE in it.
Keywords: Educação ambiental
Prática de ensino
Geografia escolar
Meio ambiente
Environmental education
Teaching practice
Geografia escolar
Environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12882
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRAZIELE FERREIRA DE ALMEIDA.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2012.pdfGraziele Ferreira de Almeida. TCC. Licenciatura em Geografia. 2012.4.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.