Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, G. T. M.pt_BR
dc.creator.IDDA SILVA, LUCIANO.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3320827109709052pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Luciano da.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDA SILVA, LUCIANO.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841281179857631pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Tania Regia Filgueiras de-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, T. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611716751922688pt_BR
dc.contributor.referee2Oosterhout, Maria da Conceição Mariano Cardoso van-
dc.contributor.referee2IDOOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso van.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4316539311938413pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação aborda o Ensino de Sociologia em escolas públicas estaduais no município de João Pessoa/PB. No decorrer deste trabalho foram analisados os principais desafios que os docentes enfrentam em seu cotidiano nas escolas, com ênfase para o desenvolvimento da prática pedagógica, os recursos e estratégias didáticas utilizadas, com destaque para o Livro Didático, a formação docente, a relação professor-aluno e a opinião dos discentes sobre a disciplina de Sociologia. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica a partir de autores que se debruçam sobre o Ensino de Sociologia, como também de documentos oficiais a fim de respaldar o percurso da disciplina até sua entrada nos currículos oficiais do Ensino Médio brasileiro, assim como nas novas determinações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho destacamos um capítulo propositivo com reflexões, a partir de referenciais teóricos e da observação efetuada nas escolas-campo, voltadas para o aperfeiçoamento do fazer docente e, consequentemente, para a melhoria do aprendizado dos alunos. Esta pesquisa objetiva retratar e analisar como o Ensino de Sociologia vem se legitimando nas escolas e as perspectivas sobre a sua continuidade no currículo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleO ensino de sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas.pt_BR
dc.date.issued2020-04-21-
dc.description.abstractThis dissertation addresses the teaching of Sociology in state public schools in the city of João Pessoa/PB. In the course of this work, the main challenges that teachers face in their daily lives in schools were analyzed, with emphasis on the development of pedagogical practice, the resources and didactic strategies used, with emphasis on the Didactic Book, the teacher training, the teacher-teacher relationship student and the opinion of students about the discipline of Sociology. Initially, a bibliographic research was carried out from authors who focus on the Teaching of Sociology, as well as from official documents in order to support the course of the discipline until its entry in the official curricula of Brazilian High School, as well as in the new determinations brought by the National Common Curricular Base. In this work, we highlight a propositional chapter with reflections, based on theoretical references and the observation carried out in the field schools, aimed at improving the teaching profession and, consequently, improving the students' learning. This research aims to portray and analyze how the Teaching of Sociology has been legitimized in schools and the perspectives on its continuity in the Brazilian curriculum.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12889-
dc.date.accessioned2020-05-26T22:42:31Z-
dc.date.available2020-05-26-
dc.date.available2020-05-26T22:42:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia - Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPerfil do Professor de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociology - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching of Sociology - Public Schoolspt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectSociology Professor Profilept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Grygena Targino Moreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociology teaching at João Pessoa public school: teacher training and didactic strategies.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, G. T. M.. O ensino de sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas. 2020. 126 f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRYGENA TARGINO MOREIRA RODRIGUES - DISSERTAÇÃO (PPGS) 2020.pdfGrygena Targino Moreira Rodrigues - Dissertação (PROFSOCIO) CH 20202.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.