Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, F. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272379881934119pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, M. C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8314910448343996pt_BR
dc.contributor.referee1COUTINHO, Walton Pereira.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Elaine Gonçalves Soares de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2019.tccmon.silva3-
dc.description.resumoPrestar um serviço de qualidade e no tempo adequado, passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado, que esta cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho de um sistema em estudo. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema, e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo propôs a contratação de um motoboy e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário três é o mais adequado para organização, ou seja, a melhoria dos processos de entrega. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleTeoria das filas: análise do serviço em uma pizzaria.pt_BR
dc.date.issued2019-12-03-
dc.description.abstractProviding a quality service in the right time it has become a necessity for the companies to stay in the market which is increasingly more competitive and with more demanding costumers. In this context, Queuing Theory is inserted as a decision making helping tool, through the analysis of the developing of a system under study. Thus, the present work aimed to apply the queuing theory in the delivery service of a pizzeria, located in the city of Sumé, Paraíba. For this, it was collected the times between the incoming of the orders at the system and the time of service, determined the probability distributions and calculated the performance measures of the system. Then, three scenarios were analyzed: the first one related to the current situation, the second one proposed to hire a deliveryman, and the third considered the minimization of mistakes in the process. After the analysis, it was observed that the third scenario is the most suitable for organization, providing an improvement of the delivering process. To achieve this last scenario, quality tools were used to determine the causes, prioritize the problems and determine the action plan.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12890-
dc.date.accessioned2020-05-27T14:44:13Z-
dc.date.available2020-05-27-
dc.date.available2020-05-27T14:44:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectMedidas de desempenhopt_BR
dc.subjectPizzariapt_BR
dc.subjectDeliverypt_BR
dc.subjectSistema de filaspt_BR
dc.subjectQueuing theorypt_BR
dc.subjectPerformance measurespt_BR
dc.subjectPizzeriapt_BR
dc.subjectDeliverypt_BR
dc.subjectQueuing systempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Felipe Alves Mendes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQueuing theorie: service analysis in a pizzeria.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Alves da. Teoria das filas: análise do serviço em uma pizzaria. 2019. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12890pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE ALVES MENDES DA SILVA - TCC ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CDSA 2019.pdfFelipe Alves Mendes da Silva - TCC Eng de Produção CDSA 20191.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.