Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
Title: Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.
Other Titles: Trajectories and practices of high school sociology teachers from Cariri Paraibano - Brazil.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Antonio Lindonberto Batista da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SIQUEIRA, Antônio Jorge de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
Keywords: Ensino de sociologia;Metodologias de ensino de Sociologia;Ensino médio - sociologia;Formação docente - sociologia;Professores de sociologia;Sociology Teaching - high school;Sociology teaching methodologies;Teacher training - sociology;Sociology professors;Professeurs de sociologie;Lycée - Sociologie;Méthodologies d'enseignement de la sociologie;Cariri Paraibano - ensino de sociologia;Trajetórias docentes
Issue Date: 8-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Antonio LIndonberto Batista da. Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano. 2020. 124f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve como objetivo compreender a formação dos professores de sociologia do ensino médio do Cariri paraibano a partir de suas trajetórias. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do retorno da sociologia ao currículo do ensino médio e de que forma isso implicou na formação inicial dos licenciados em sociologia. A partir dessa discussão geral, relato minha trajetória de vida com o objetivo de fazer uma interface entre ela e o processo de formação escolar, acadêmica e profissional, de forma que, nesse contexto, o objeto de pesquisa se delineia. A questão que se coloca é pensar de que forma tem se construído e se constituído o processo de formação dos professores de sociologia do ensino médio no Cariri paraibano. Trata-se de um estudo de caso  pesquisa exploratória  com uma abordagem qualitativa, mas que não dispensou os dados quantitativos. A coleta dos dados se deu através de instrumentos – mais ou menos – estruturados, tais como entrevistas semiestruturadas e questionários, em diferentes momentos e em situações diversificadas. Também foram feitas análises dos documentos oficiais, como as Diretrizes Educacionais do Estado da Paraíba e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais os professores trabalham. A partir do aporte teórico de Bourdieu e de sua teoria da prática, os conceitos de habitus, illusio e campo social foram mobilizados para pensar as trajetórias dos agentes. Utilizou-se, assim, o método (auto)biográfico para abordar os elementos biográficos e as trajetórias dos professores do ensino médio. Foi possível perceber que as trajetórias de vida dos professores foram marcadas por muitas dificuldades. Algumas poderiam ser consideradas narrativas improváveis, mas, com os incentivos da família e as mediações institucionais, alcançaram êxito e longevidade escolar, gerando professores do ensino médio. Devido à falta de formação continuada e às dificuldades decorrentes da escassez de recursos didático-pedagógicos, o processo formativo dos professores se constrói cotidianamente no “chão da sala de aula”, a partir de suas próprias práticas pedagógicas, em um processo de autoformação.
Abstract: The research aimed to comprehend the formation of high school sociology teachers in Cariri – Paraíba, from their trajectories. For that, a brief presentation was made about the return of sociology to the high school curriculum and how this implied the initial training of graduates in sociology. From this general discussion, I report my life trajectory with the objective of making an interface between my trajectory and the school, academic and professional formation process. It is in this context that the research object is outlined. The question proposed is to think: how has the process of training high school sociology teachers in Cariri – Paraíba been constructed and constituted? This is a case study – an exploratory research – which took a qualitative approach but did not dismiss the quantitative data. Data collection took place through instruments – more or less – structured, such as semi-structured interviews and questionnaires, at different times and in various situations. Analyzes of official documents were also carried out, like the educational guidelines of the State of Paraíba, as well as the Political Pedagogical Projects of the schools in which the teachers work. From Bourdieu's theoretical contribution and his theory of practice, the concepts of habitus, illusio and social field were mobilized to think about the agents' trajectories. This way, the (auto)biographical method was used to address the biographical elements and the trajectories of high school teachers. It was possible to notice that the teachers' life trajectories were marked by many difficulties. Some of them could be considered as improbable narratives, but which, with family incentives and institutional mediations, achieved success and school longevity, becoming high school teachers. Due to the lack of continuing education and the difficulties arising from the scarcity of didactic-pedagogical resources, the teachers' training process is built daily on the “classroom floor” from their own pedagogical practices, in a self-training process.
Keywords: Ensino de sociologia
Metodologias de ensino de Sociologia
Ensino médio - sociologia
Formação docente - sociologia
Professores de sociologia
Sociology Teaching - high school
Sociology teaching methodologies
Teacher training - sociology
Sociology professors
Professeurs de sociologie
Lycée - Sociologie
Méthodologies d'enseignement de la sociologie
Cariri Paraibano - ensino de sociologia
Trajetórias docentes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO LINDONBERTO BATISTA DA SILVA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfAntonio LIndonberto Batista da Silva - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20202.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.