Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. L. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375450869535611pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1SIQUEIRA, Antônio Jorge de.-
dc.contributor.referee2DINIZ, Paulo César Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva3-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo compreender a formação dos professores de sociologia do ensino médio do Cariri paraibano a partir de suas trajetórias. Para tanto, foi feita uma breve apresentação do retorno da sociologia ao currículo do ensino médio e de que forma isso implicou na formação inicial dos licenciados em sociologia. A partir dessa discussão geral, relato minha trajetória de vida com o objetivo de fazer uma interface entre ela e o processo de formação escolar, acadêmica e profissional, de forma que, nesse contexto, o objeto de pesquisa se delineia. A questão que se coloca é pensar de que forma tem se construído e se constituído o processo de formação dos professores de sociologia do ensino médio no Cariri paraibano. Trata-se de um estudo de caso  pesquisa exploratória  com uma abordagem qualitativa, mas que não dispensou os dados quantitativos. A coleta dos dados se deu através de instrumentos – mais ou menos – estruturados, tais como entrevistas semiestruturadas e questionários, em diferentes momentos e em situações diversificadas. Também foram feitas análises dos documentos oficiais, como as Diretrizes Educacionais do Estado da Paraíba e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas nas quais os professores trabalham. A partir do aporte teórico de Bourdieu e de sua teoria da prática, os conceitos de habitus, illusio e campo social foram mobilizados para pensar as trajetórias dos agentes. Utilizou-se, assim, o método (auto)biográfico para abordar os elementos biográficos e as trajetórias dos professores do ensino médio. Foi possível perceber que as trajetórias de vida dos professores foram marcadas por muitas dificuldades. Algumas poderiam ser consideradas narrativas improváveis, mas, com os incentivos da família e as mediações institucionais, alcançaram êxito e longevidade escolar, gerando professores do ensino médio. Devido à falta de formação continuada e às dificuldades decorrentes da escassez de recursos didático-pedagógicos, o processo formativo dos professores se constrói cotidianamente no “chão da sala de aula”, a partir de suas próprias práticas pedagógicas, em um processo de autoformação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleTrajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2020-05-08-
dc.description.abstractThe research aimed to comprehend the formation of high school sociology teachers in Cariri – Paraíba, from their trajectories. For that, a brief presentation was made about the return of sociology to the high school curriculum and how this implied the initial training of graduates in sociology. From this general discussion, I report my life trajectory with the objective of making an interface between my trajectory and the school, academic and professional formation process. It is in this context that the research object is outlined. The question proposed is to think: how has the process of training high school sociology teachers in Cariri – Paraíba been constructed and constituted? This is a case study – an exploratory research – which took a qualitative approach but did not dismiss the quantitative data. Data collection took place through instruments – more or less – structured, such as semi-structured interviews and questionnaires, at different times and in various situations. Analyzes of official documents were also carried out, like the educational guidelines of the State of Paraíba, as well as the Political Pedagogical Projects of the schools in which the teachers work. From Bourdieu's theoretical contribution and his theory of practice, the concepts of habitus, illusio and social field were mobilized to think about the agents' trajectories. This way, the (auto)biographical method was used to address the biographical elements and the trajectories of high school teachers. It was possible to notice that the teachers' life trajectories were marked by many difficulties. Some of them could be considered as improbable narratives, but which, with family incentives and institutional mediations, achieved success and school longevity, becoming high school teachers. Due to the lack of continuing education and the difficulties arising from the scarcity of didactic-pedagogical resources, the teachers' training process is built daily on the “classroom floor” from their own pedagogical practices, in a self-training process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895-
dc.date.accessioned2020-05-29T12:41:31Z-
dc.date.available2020-05-29-
dc.date.available2020-05-29T12:41:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médio - sociologiapt_BR
dc.subjectFormação docente - sociologiapt_BR
dc.subjectProfessores de sociologiapt_BR
dc.subjectSociology Teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectSociology teaching methodologiespt_BR
dc.subjectTeacher training - sociologypt_BR
dc.subjectSociology professorspt_BR
dc.subjectProfesseurs de sociologiept_BR
dc.subjectLycée - Sociologiept_BR
dc.subjectMéthodologies d'enseignement de la sociologiept_BR
dc.subjectCariri Paraibano - ensino de sociologiapt_BR
dc.subjectTrajetórias docentespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Antonio Lindonberto Batista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTrajectories and practices of high school sociology teachers from Cariri Paraibano - Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Antonio LIndonberto Batista da. Trajetórias e práticas de professores de Sociologia do ensino médio do Cariri Paraibano. 2020. 124f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12895pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO LINDONBERTO BATISTA DA SILVA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfAntonio LIndonberto Batista da Silva - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20202.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.