Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSIQUEIRA, D. F. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7022178071872701pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se da elaboração de um Guia Pedagógico denominado Cinema e Sociedade, o qual tem intenção de indicar aos professores da disciplina sociologia do ensino médio possibilidades de utilização do cinema como recurso pedagógico. Optou-se por fundamentar teoricamente o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade considerando as reflexões de Michael Young sobre o conceito de Conhecimento Poderoso, nas considerações de Karl Mannheim sobre a teoria da sociologia do conhecimento e nas reflexões de Florestan Fernandes sobre a importância da sociologia na escola média brasileira. Em relação a metodologia, tratase de pesquisa exploratória, visando a produção de material pedagógico. Para execução, foram utilizadas pesquisa bibliográfica a partir de consultas em livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos. Para a elaboração da estrutura do Guia Pedagógico Cinema e Sociedade foram analisados os livros do PNLD 2018- 2020 com relação aos conteúdos e as indicações cinematográficas. Após esta análise houve a definição das obras que compõe o guia. Assim, o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade, ao longo de 21 módulos, apresenta análises dos filmes, reflexões sociológicas sobre o filme, exposição das escolas cinematográficas e dos aspectos técnicos e metodológicos da cinematografia, além de uma série de sequências didáticas. Por fim, salientamos que o Guia pedagógico não pretende ditar de maneira rígida uma única forma de utilizar o cinema nas aulas de sociologia, na verdade ele se apresenta como reflexão e como possiblidade de ampliação dos horizontes pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleCinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira.pt_BR
dc.date.issued2020-04-30
dc.description.abstractThe present capstone is about the creation of a Pedagogic Guide named Cinema and Society and its intention is to show teachers of sociology class during High School the possibilities of using the art of cinema as a pedagogic resource. The Cinema and Society Pedagogic Guide is based on the knowledge of Michael Young about the concept of Powerful Knowledge; also, is based on the considerations of Karl Mannheim about the theory of sociology knowledge and on the conclusions of Florestan Fernandes about the importance of the sociology at Brazilian High School. The methodology used on this capstone is exploratory research resulting in a creation of a pedagogic material. Regarding the execution, it was used biographic research on books, scientific articles, magazines and websites. The books of PNLD 2018-2020 were analyzed regarding the content and cinematography to build the structural creation for the Cinema and Society Pedagogic Guide. After all these analyses it was decided what content would be part of the guide itself. Thus, the Cinema and Society Pedagogic Guide is compound of 21 modules and its content are the analyses of movies and its sociologic reflections, exhibition of cinematographic schools and the technical and methodological aspects of cinematography. As a conclusion, we don’t intent to make the Cinema and Society Pedagogic Guide the only exclusive way to use the art of the cinema at Sociology courses, actually, the purpose is to bring up more reflation and more possibilities for the pedagogic teaching method.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908
dc.date.accessioned2020-06-02T13:34:04Z
dc.date.available2020-06-02
dc.date.available2020-06-02T13:34:04Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino de sociologiapt_BR
dc.subjectCinema e ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia e cinemapt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectGuia pedagógico – cinemapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCinema e sociedadept_BR
dc.subjectSociology Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectSociology teaching methodologiespt_BR
dc.subjectCinema and sociology teachingpt_BR
dc.subjectSociology and cinemapt_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.subjectDidactic resourcept_BR
dc.subjectEducational guide - cinemapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCinema and societypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinema and society: a pedagogical guide for the teaching of sociology in Brazilian secondary school.pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira. Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira. 2020. 228f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLA FLORENCIO PEREIRA SIQUEIRA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfDaniella Florencio Pereira Siqueira - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2020. 72.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.