Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908
Title: Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira.
Other Titles: Cinema and society: a pedagogical guide for the teaching of sociology in Brazilian secondary school.
???metadata.dc.creator???: SIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozenval de Almeida e.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio;Metodologias de ensino de sociologia;Cinema e ensino de Sociologia;Sociologia e cinema;Cinema e educação;Recurso didático;Guia pedagógico – cinema;Formação de professores;Cinema e sociedade;Sociology Teaching - High School;Sociology teaching methodologies;Cinema and sociology teaching;Sociology and cinema;Cinema and education;Didactic resource;Educational guide - cinema;Teacher training;Cinema and society
Issue Date: 30-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIQUEIRA, Daniella Florencio Pereira. Cinema e sociedade: um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira. 2020. 228f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho trata-se da elaboração de um Guia Pedagógico denominado Cinema e Sociedade, o qual tem intenção de indicar aos professores da disciplina sociologia do ensino médio possibilidades de utilização do cinema como recurso pedagógico. Optou-se por fundamentar teoricamente o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade considerando as reflexões de Michael Young sobre o conceito de Conhecimento Poderoso, nas considerações de Karl Mannheim sobre a teoria da sociologia do conhecimento e nas reflexões de Florestan Fernandes sobre a importância da sociologia na escola média brasileira. Em relação a metodologia, tratase de pesquisa exploratória, visando a produção de material pedagógico. Para execução, foram utilizadas pesquisa bibliográfica a partir de consultas em livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos. Para a elaboração da estrutura do Guia Pedagógico Cinema e Sociedade foram analisados os livros do PNLD 2018- 2020 com relação aos conteúdos e as indicações cinematográficas. Após esta análise houve a definição das obras que compõe o guia. Assim, o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade, ao longo de 21 módulos, apresenta análises dos filmes, reflexões sociológicas sobre o filme, exposição das escolas cinematográficas e dos aspectos técnicos e metodológicos da cinematografia, além de uma série de sequências didáticas. Por fim, salientamos que o Guia pedagógico não pretende ditar de maneira rígida uma única forma de utilizar o cinema nas aulas de sociologia, na verdade ele se apresenta como reflexão e como possiblidade de ampliação dos horizontes pedagógicos.
Abstract: The present capstone is about the creation of a Pedagogic Guide named Cinema and Society and its intention is to show teachers of sociology class during High School the possibilities of using the art of cinema as a pedagogic resource. The Cinema and Society Pedagogic Guide is based on the knowledge of Michael Young about the concept of Powerful Knowledge; also, is based on the considerations of Karl Mannheim about the theory of sociology knowledge and on the conclusions of Florestan Fernandes about the importance of the sociology at Brazilian High School. The methodology used on this capstone is exploratory research resulting in a creation of a pedagogic material. Regarding the execution, it was used biographic research on books, scientific articles, magazines and websites. The books of PNLD 2018-2020 were analyzed regarding the content and cinematography to build the structural creation for the Cinema and Society Pedagogic Guide. After all these analyses it was decided what content would be part of the guide itself. Thus, the Cinema and Society Pedagogic Guide is compound of 21 modules and its content are the analyses of movies and its sociologic reflections, exhibition of cinematographic schools and the technical and methodological aspects of cinematography. As a conclusion, we don’t intent to make the Cinema and Society Pedagogic Guide the only exclusive way to use the art of the cinema at Sociology courses, actually, the purpose is to bring up more reflation and more possibilities for the pedagogic teaching method.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Metodologias de ensino de sociologia
Cinema e ensino de Sociologia
Sociologia e cinema
Cinema e educação
Recurso didático
Guia pedagógico – cinema
Formação de professores
Cinema e sociedade
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Cinema and sociology teaching
Sociology and cinema
Cinema and education
Didactic resource
Educational guide - cinema
Teacher training
Cinema and society
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12908
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLA FLORENCIO PEREIRA SIQUEIRA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfDaniella Florencio Pereira Siqueira - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2020. 72.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.