Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914
Title: As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas.
Other Titles: Reading teaching practices: limits and perspectives.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Eva Wilma Martins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Keywords: Ensino de leitura;Prática de ensino;Formação do leitor;Reading teaching;Teaching practice;Reader training
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Eva Wilma Martins de. As práticas de ensino da leitura: limites e perspectivas. 2005. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo objetivou analisar as perspectivas dos professores sobre o processo de leitura em sala de aula. O universo de pesquisa correspondeu cinco professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celestino Gomes de Sa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. A pesquisa teve um carater exploratorio com base numa abordagem quantitativa-qualitativa. Utilizamos como recurso para coleta de dados o questionario contendo perguntas abertas e fechadas. Alem disso, o trabalho oportunizou reunioes de estudos com os professores sobre o processo de ensino da Leitura Constatamos com esse estudo que os docentes demonstraram fundamentacao teorica sobre o tenia, porem ainda sentem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da leitura na escola, uma vez que os mesmos afirmaram desenvolver de forma nao satisfatoria o ensino destas habilidades em consciencia de algumas dificuldades encontradas na escola, tais como: % falta de material didatico e ambiente propicio para o desenvolvimento desse processo. Portanto, proporcionar o gosto e o prazer de ler no individuo, continua sendo ainda, um dos multiplos desafios enfrentados pelas escolas. Desta forma, trabalhamos a tematica leitura, visando proporcionar praticas espontaneas e eficientes, estimulando uma aprendizagem satisfatoria, promovendo assim, a formacao de leitores conscientes, criticos e participativos.
Abstract: This study aimed to analyze the perspectives of teachers on the process of classroom reading. The research universe corresponded to five teachers from the School Municipal Elementary School Celestino Gomes de Sa, from the city of Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. The research had an exploratory character based on an approach quantitative-qualitative. We use the questionnaire as a resource for data collection containing open and closed questions. In addition, the work provided opportunities for studies with teachers on the process of teaching Reading We see with this study that the teachers demonstrated theoretical foundation on the tenia, however still experience difficulties in the teaching-learning process of reading at school, since students said that they did not develop the teaching of these skills in a awareness of some difficulties encountered at school, such as:% lack of material didactic and favorable environment for the development of this process. Therefore, providing the taste and pleasure of reading in the individual, still remains, one of the multiple challenges faced by schools. In this way, we work on thematic reading, aiming to provide spontaneous and efficient practices, stimulating satisfactory learning, promoting thus, the training of conscious, critical and participatory readers.
Keywords: Ensino de leitura
Prática de ensino
Formação do leitor
Reading teaching
Teaching practice
Reader training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12914
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVA WILMA MARTINS DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2005.pdfEva Wilma Martins de Sousa. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 2005.1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.