Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12915
Title: O professor e os desafios vivenciados no processo de formação de leitores.
Other Titles: The teacher and the challenges experienced in the process of training readers.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Márcia Maria Nogueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Keywords: Leitura;Formação do leitor;Leitura- ensino e aprendizagem;Leitura - histórico;Reading;Reader training;Reading - teaching and learning;Reading - history
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Márcia Maria Nogueira. O professor e os desafios vivenciados no processo de formação de leitores. 2005. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa objetiva discutir os desafios vivenciados pelos professores no processo de formacao de leitores. Buscando subsidios teoricos metodologicos e propondo praticas pedagogicas de leitura que venham emergir no sujeito a necessidade e o desejo de ler. A pesquisa contou com a participacao de oito professoras da primeira fase do ensino fundamental, que lecionam no turno manha, na EMEIF Antonio Lacerda Neto, municipio de Sao Jose de Piranhas - PB. Utilizamos o questionario para fazermos a coleta de dados, apos a sua aplicacao passamos a realizar o nosso estagio, promovendo encontros com os sujeitos da pesquisa. Evidenciamos que os mesmos deparam-se com inumeros desafios, tendo destaque para a falta de material didatico, desinteresse dos serventes -e 4ambem dos alunos, a nao participacao dos pais, a dupla, e muitas vezes ate tripla, Jornada de trabalho em que o professor e submetido devido a desvalorizacao salarial. Mediante o exposto, acreditamos na possibilidade de contribuir para um refletir sobre a pratica docente e os desafios vivenciados, possibilitando o acesso a novos conhecimentos teoricos que contribuem para uma formacao mais solida, discutindo novas alternativas de trabalho que favorecam enfrentar ou mesmo veneer tais desafios, privilegiando a formacao critica e consciente do leitor, viabilizando um despertar para uma sociedade mais justa e igualitaria.
Abstract: This research aims to discuss the challenges experienced by teachers in the process of training readers. Seeking methodological theoretical subsidies and proposing pedagogical reading practices that emerge in the subject the need and the desire to read. The research included the participation of eight teachers from the first phase of teaching who teach on the morning shift, at EMEIF Antonio Lacerda Neto, municipality of Sao Jose de Piranhas - PB. We used the questionnaire to collect data, after its application we started to carry out our internship, promoting meetings with the subjects of search. We show that they face numerous challenges, with emphasis on for the lack of didactic material, lack of interest of the servants - and also of the students, parental participation, the double, and often even triple, workday in which the teacher is subjected due to wage devaluation. Based on the above, we believe in possibility to contribute to reflect on teaching practice and the challenges experienced, enabling access to new theoretical knowledge that contributes to training more solid, discussing new work alternatives that favor facing or even veneer such challenges, privileging the critical and conscious training of the reader, enabling a awakening to a more just and egalitarian society.
Keywords: Leitura
Formação do leitor
Leitura- ensino e aprendizagem
Leitura - histórico
Reading
Reader training
Reading - teaching and learning
Reading - history
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12915
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA MARIA NOGUEIRA FERREIRA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2005.pdfMárcia Maria Nogueira Ferreira. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 2005.7.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.