Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
dc.contributor.advisor1IDTORRES, A. L. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290068964313599pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propoc discutir e rcfletir accrca da formacao do professor reflcxivo, em especial, no ensino da leitura e da escrita. Para tanto, realizou-se na escola municipal de educacao infantil e ensino fundamental "Mariano Tomaz de Sousa" do municipio de Sao Jose de Caiana no estado da Paraiba, durante o ano de 2005, um estudo envolvendo o universo de quatro professoras da referida instituieao. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa e tendo em vista o carater do problema a ser investigado, que envolve relacoes do tema em estudo com ensino, aprendizagem, foram levantados dados atraves da aplicacao de um questionario utilizados com os docentes, focalizando questoes relativas a: formacao do leitor critico e autonomo, leitura cotidianamente, formacao contmua, metodologia no ensino da leitura. As dificuldades em ensinar a leitura, conceito da leitura recursos utilizados em sala de aula, a importancia da leitura e da escrita nos dias atuais. Relata ainda aqui, de forma sucinta a realizacao de oito encontros com professores da mencionada escola, a fim de averiguar os discursos apontados na teoria e a realidade encontrada na pratiea da formacao no ensino da leitura. Com as analises dos dados, podemos inferir que mesmo tendo sido submetidos a uma formacao que chamamos de "tradicional", alguns professores conseguiram, a partir dos conhecimentos especificos e dos conhecimentos pedagogicos, construir um "saber docente" peculiar, que permite-lhes produzir uma acao inovadora em alguns aspectos de sua trajetoria professional. Acredita-se que este estudo deva ter continuidade devido a relevancia do temaeL. a riqueza dos dados coletados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2005
dc.description.abstractThe present work proposes to discuss and reflect on the formation of the reflective teacher, in especially in the teaching of reading and writing. To this end, it was held at the municipal school of kindergarten and elementary education "Mariano Tomaz de Sousa" from the municipality of Sao Jose of Caiana in the state of Paraiba, during 2005, a study involving the universe of four teachers from that institution. In the case of quantitative research and taking into in view of the character of the problem to be investigated, which involves relations of the topic under study teaching, learning, data were collected through the application of a questionnaire used with teachers, focusing on issues related to: training the critical reader and autonomous, daily reading, continuous training, methodology in teaching reading. At difficulties in teaching reading, concept of reading resources used in the classroom, the importance of reading and writing these days. It also reports here, succinctly, the eight meetings with teachers from the mentioned school, in order to investigate the speeches pointed out in theory and the reality found in the practice of training in the teaching of reading. With the analysis of the data, we can infer that even having been submitted to a training that we call "traditional", some teachers managed, from the specific knowledge and pedagogical knowledge, build a "teaching knowledge" peculiar, which allows them to produce innovative action in some aspects of their trajectory professional. It is believed that this study should continue due to the relevance of the eL theme. the wealth of data collected.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12916
dc.date.accessioned2020-06-02T21:36:34Z
dc.date.available2020-06-02
dc.date.available2020-06-02T21:36:34Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino da escritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.subjectTeaching of writingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Edite Saturnino.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFormation of the reader teacher in the initial grades of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Edite Saturnino. Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDITE SATURNINO LOPES. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2005.pdfEdite Saturnino Lopes. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 2005.1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.