Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12917
Title: Perfil e percepção dos docentes sobre o ensino de sociologia na educação básica no Cariri Paraibano.
Other Titles: Profile and perception of teachers on the teaching of sociology in basic education in Cariri Paraibano.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Aracele Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FONSECA, Ivonildes da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio;Metodologias de ensino de sociologia;Estudo de percepção;Perfil docente - sociologia;Educação básica - sociologia;Sociology Teaching - High School;Sociology teaching methodologies;Perception study;Teaching profile - sociology;Basic education - sociology
Issue Date: 30-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Aracele Barbosa. Perfil e percepção dos docentes sobre o ensino de sociologia na educação básica no Cariri Paraibano. 2020. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12917
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino da Sociologia na Educação Básica Brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto a questão da formação dos profissionais que lecionam a disciplina. Estes desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Nos últimos anos, com a reintrodução da disciplina em todas as séries do Ensino Médio, os estudos e pesquisas sobre o ensino da Sociologia tem obtido maior espaço na área educacional. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos professores que atuam com o ensino da Sociologia na Educação Básica nas escolas da 5ª Gerência Regional de Educação, localizada na região do Cariri Paraibano, buscando assim compreender qual a relação dessa percepção com a área de formação desses profissionais, e como estes analisam a importância da Sociologia na Educação Básica. Em decorrência desta concepção sobre o ensino de Sociologia ser recente e complexo, optou-se pela pesquisa exploratória e explicativa com abordagem quanti-qualitativa mediante a análise bibliográfica e a utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas. Para tanto, os argumentos utilizados neste trabalho foram referenciados pela contribuição de autores como Meucci (2002), Carvalho (2004), Silva (2007) e Moraes (2011) que têm colaborado com estudos sobre o processo de institucionalização e intermitência do ensino de Sociologia na Educação Básica. A partir desta pesquisa, constatou-se que não diferente da realidade do país, a oferta do ensino de Sociologia na região do Cariri Paraibano também se encontra fragilizada, seja no que se refere à ausência de profissionais com formação específica na área, como também a falta de diálogo entre os profissionais que atuam nas escolas da região. Essa temática apresenta-se de forma extremamente complexa e pouco estudada, o que nos revela que ainda há muito a ser estudado, discutido e analisado sobre.
Abstract: Teaching Sociology at Brazilian Basic Education has always been followed by challenges, either regarding to its validation and the amount of knowledge to be contemplate or regarding the graduation of the professionals that work at this area. All those challenges had marked specifics achievements to the Sociology teaching through the years and, even nowadays, they are still reason for discussions. During the past years with the reintroduction of this class on all levels of high school, the studies and researches about Sociology have grown on education field. The main goal of this capstone is to analyze the teachers’ perception regarding their own experiences on teaching Sociology and the validation process of this course on Basic Education in the schools located at this specific area called 5ª Regional Management of Education based in Cariri Paraibano region. Therefore, seeking to understand the connection between the teacher’s perception and their own graduation and how they analyze the importance of the Sociology on Basic Education. As the Sociology teaching is new and complex subject it was used the exploratory and explanatory research with a quantitative and qualitative approach through bibliographic analysis using questionnaires and interviews. Also, the arguments at this capstone were based on the following authors as Meucci (2002), Carvalho (2004), Silva (2007) e Moraes (2011) that have been cooperating with the institutionalization of the Sociology teaching on Basic Education. From this research it was verified what already happens in the whole country, the Sociology teaching at Cariri Paraibano area is very fragile, either regarding the absence of adequate professionals or the lack of dialogue among the professionals that already act at the schools around the area. This question is extremely complex and has not been properly studied which shows us that there are more to be studied, discussed and analyzed.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Metodologias de ensino de sociologia
Estudo de percepção
Perfil docente - sociologia
Educação básica - sociologia
Sociology Teaching - High School
Sociology teaching methodologies
Perception study
Teaching profile - sociology
Basic education - sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12917
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARACELE BARBOSA GOMES - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdf Aracele Barbosa Gomes - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2020. 2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.