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Title: E pode piorar, professor? A professorarização do docente de sociologia nas escolas do ensino médio de Pernambuco.
Other Titles: And can it get worse, professor? The teaching profession of sociology teachers in high schools in Pernambuco.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, João Henrique Lúcio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIQUEIRA, Antônio Jorge de.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio;Professores de sociologia;Formação docente - sociologia;Perfil de professores de sociologia;Pernambuco – professores de sociologia;Remuneração de professores;Professoralização de sociologia;Sociology Teaching - High School;Sociology professors;Teacher training - sociology;Profile of sociology professors;Pernambuco - sociology professors;Teacher remuneration;Sociology professorialization
Issue Date: 8-May-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, João Henrique Lúcio de. E pode piorar, professor?: A professorarização do docente de sociologia nas escolas do ensino médio de Pernambuco. 2020. 118f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12919
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio de Pernambuco, com enfoque no professor de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que denominamos de professorarização, ou seja, a precarização do trabalho docente somada a desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. A questão que nos orienta é: Quais são as condições de trabalho do professor de Sociologia e de que forma estas condições impactam na profissionalização destes profissionais? O recorte espacial da pesquisa é o município de Sertânia/PE. Porém, como optamos por uma abordagem que pensa o local a partir de determinantes sociais para além do local, a pesquisa foi conduzida de forma dialética entre o local e o nacional. Dito isto, a pesquisa parte da contextualização acerca da inserção da sociologia no currículo, mobilizamos os conceitos de profissão e o processo de professorarização em curso para, com isto, circunscrever o campo da sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. O recurso metodológico utilizado tomou como base o banco de dados do Censo Escolar, produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os dados disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado e as informações obtidas através da aplicação de questionários junto aos professores de Sociologia, no intuito de estabelecer a relação entre o local e o nacional. Seguindo este percurso, constatamos que o processo de professorarização do docente de Sociologia se materializa na ausência de professores formados na área, na falta de formação continuada, na possibilidade de um professor, independentemente de sua área de formação, lecionar Sociologia, na rotatividade de professores ministrando aulas de Sociologia gerando uma despolitização da disciplina e no tratamento dispensado a disciplina pelas escolas, colocando-a apenas como um mecanismo de complemento de carga horária de professores, caracterizando a baixa qualidade no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Abstract: The objective of this work is to analyze the initial training, the construction of a professional identity and the decline of working conditions (precariousness) of high school teachers in Pernambuco, focusing on the Sociology teacher, where the deepening of the precariousness process will originate the which we will call professorialization, that is, the precariousness of teaching work plus their deprofessionalization, flexibility and illness. After a brief contextualization about the insertion of this discipline in the curriculum, we mobilized the concepts of profession and the process of professorship in course to circumscribe the field of Sociology in the state public network of the municipality of Sertânia / PE. To this end, in methodological terms, the data from the School Census, produced by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), and the information obtained from eighteen interviews with teachers of Sociology will be used. From this analysis, we understand that the teaching profession process of the Sociology teacher materializes in the absence of teachers trained in the area, in the lack of continuing education, in the possibility of a teacher, regardless of his area of education, teaching Sociology, in the rotation of teachers teaching Sociology classes generating a depoliticization of the discipline and the treatment given to the discipline by the schools, placing it only as a mechanism to complement the hours of teachers, characterizing the low quality in the teaching-learning process of the discipline. Professorialization is a term that we use to explain the process of teacher precariousness in addition to its “usual” characteristics. These are situations that do not affect teachers of the disciplines considered “classic” and untouchable at school, such as Portuguese and Mathematics for example.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Professores de sociologia
Formação docente - sociologia
Perfil de professores de sociologia
Pernambuco – professores de sociologia
Remuneração de professores
Professoralização de sociologia
Sociology Teaching - High School
Sociology professors
Teacher training - sociology
Profile of sociology professors
Pernambuco - sociology professors
Teacher remuneration
Sociology professorialization
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12919
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

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