Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1481006482893732pt_BR
dc.contributor.advisor1DINIZ, Paulo César Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDDINIZ, P. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7819000664910614pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Cimone Rozendo.-
dc.contributor.referee2PINTO, Pedro Henrique Pinheiro Xavier.-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.silva-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa os livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), a partir da sociologia ambiental e de suas grandes tendências teóricas. A pesquisa justifica-se pela identificação de lacunas de estudos nessa temática e pela relevância em investigar como as questões ambientais se apresentam dentro desse material didático, legitimado e proposto para as escolas públicas e considerado um dos principais recursos de auxílio ao professor no desenvolvimento das mediações pedagógicas. Nessa perspectiva, este estudo se norteou a partir da seguinte questão: qual o lugar e o tratamento conferido à sociologia ambiental e seus aportes teóricos nos livros didáticos de Sociologia? Dentro desta questão, constituiu-se o principal objetivo do trabalho: identificar a sociologia ambiental nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD/2018 e descrever seu arcabouço teórico. A pesquisa se caracteriza como uma análise documental exploratória, com uma abordagem de natureza qualitativa e centrada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009) via categorização. Para tanto, a sociologia ambiental compõe uma das categorias de análises, juntando-se a ela as suas perspectivas teóricas mais promissoras para o entendimento da relação sociedade-natureza e as origens das problemáticas socioambientais: conflitos ambientais, sociedade de risco, modernização ecológica e desenvolvimento sustentável. A pesquisa identificou certo esforço dos livros didáticos analisados, no sentido de abordar esse novo campo científico e as questões ambientais, mas de forma incipiente e com lacunas. Não há consenso entre as obras didáticas em relação ao conteúdo da sociologia ambiental que deve compor os seus programas de ensino, até mesmo a presença dessa disciplina não é certa, uma vez que nem todos os livros trazem de forma explícita os conteúdos pertencentes a esse campo. Por sua vez, compreende-se que as limitações observadas podem estar relacionadas à juventude dessa sociologia específica, a qual se encontra em processo de solidificação e expansão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleSociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2020-05-14-
dc.description.abstractThis master’s dissertation examines the sociology textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD/2018), based on environmental sociology and its major theoretical trends. The relevance of the research is due to the identification of study gaps in this theme and the relevance of investigating how environmental issues are presented within this didactic material, legitimized and proposed for public schools and considered one of the main resource for the teacher in the development of his/her pedagogical mediations. In this sense, this study was based upon the following question: how are environmental sociology and its theoretical contributions presented in sociology textbooks? Within this question, the main objective of this work was to identify environmental sociology in the Sociology textbooks approved by PNLD/2018 and to describe its theoretical framework. The research uses exploratory document analysis, with a qualitative approach and is centered on the content analysis technique of Bardin (2009) via categorization. In order to do so, environmental sociology compose one of the categories of analysis. In addition to that, we used its most promising theoretical perspectives for understanding the society-nature relationship and the origins of socio-environmental issues: environmental conflicts, risk society, ecological modernization and sustainable development. We Identified that the textbooks analyzed managed to address this new scientific field and its environmental issues, but in an incipient way and with gaps. Regarding the content of environmental sociology, that should be part of teaching programs, there is still no consensus among the didactic books analyzed. Additionally, the presence of this discipline is not certain, for not all books present explicitly the contents belonging to that field. However, we believe that the limitations may be due to the fact that this specific sociology field is a new one and is still in process of and expansion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921-
dc.date.accessioned2020-06-08T14:10:27Z-
dc.date.available2020-06-08-
dc.date.available2020-06-08T14:10:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectLivro didático de sociologiapt_BR
dc.subjectAnálise de livro didáticopt_BR
dc.subjectSociologia ambientalpt_BR
dc.subjectSociology Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectSociology textbookpt_BR
dc.subjectTextbook Analysispt_BR
dc.subjectEnvironmental sociologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Antonio Josinaldo Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental sociology and sociology teaching: an analysis of sociology textbooks for high school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Antonio Josinaldo Soares. Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de sociologia para o ensino médio. 136f.  Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12921pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO JOSINALDO SOARES SILVA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfAntonio Josinaldo Soares Silva - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20201.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.