Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.description.resumoA temática leitura na Educação de Jovens e Adultos, surgiu fruto de um processo de discussão com as professoras da Escola municipal de Ensino Infantil e Fundamental Instituto Educacional Antônia Lacerda Neto, localizada na cidade de São José de Piranhas, Paraíba, com objetivo de analisar o processo de leitura vivenciado na escola. O presente estudo tem como enfoque principal a leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os processos de aprendizagens formais ou não formais, como forma de desenvolver suas capacidades, enriquecer seus conhecimentos e melhorar suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades das sociedade. A Alfabetização de Jovens e Adultos oi criada com o intuito de atender as pessoas de idade regular que não tiveram oportunidade de estudar quando criança. A escola precisa priorizar a formação de um leitor crítico e criativo. Vale ressaltar que um projeto educativo com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO processo de leitura na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.date.issued2005-
dc.description.abstractThe thematic reading in Youth and Adult Education emerged as a result of a discussion process with the teachers of the Municipal School of Infant and Elementary Education Antônia Lacerda Neto Educational Institute, located in the city of São José de Piranhas, Paraíba, with the objective of analyzing the reading process experienced at school. The present study has as main focus the reading in the Education of Youths and Adults (EJA), the processes of formal or non-formal learning, as a way to develop their capacities, enrich their knowledge and improve their technical or professional competences or redirect them in order to meet their own societal needs. Literacy for Young People and Adults was created with the aim of serving people of regular age who did not have the opportunity to study as a child. The school needs to prioritize the formation of a critical and creative reader. It is worth mentioning that an educational project with social and cultural democratization gives the school the role and responsibility of guaranteeing access to knowledge to all its students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12925-
dc.date.accessioned2020-06-08T22:54:41Z-
dc.date.available2020-06-08-
dc.date.available2020-06-08T22:54:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLeitura - históriapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectReading-storypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOZA, Ana Lúcia.-
dc.creatorLIMA, Charleide Braz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reading process in youth and adult education.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOZA, Ana Lúcia; LIMA, Charleide Braz de. O processo de leitura na Educação de Jovens e Adultos. 2005. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LÚCIA BARBOZA; CHARLEIDE BRAZ DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfAna Lúcia Barboza; Charleide Braz de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2005.2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.