Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.description.resumoA leitura e escrita constituem atividades fundamentais para o alcance de uma prática pedagógica eficiente, processo necessário de transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como conhecimentos técnicos e científicos da escola. Isto porque a leitura e a escrita representam um dos meios mais importantes na aquisição de saberes e um dos instrumentos básicos para todo o sistema educativo, muitas vezes, a leitura não possui um espaço diário na vida das pessoas, a escola precisa ensinar o aluno a ler, a escrever e expressar-se oralmente em todas as situações em que o aluno se encontra, sendo assim essencial para a transmissão da cidadania. As práticas de leitura devem se fazer presente no cotidiano na escola e na vida dos alunos, a linguagem escrita é o principal instrumento de aprendizagem dentre aqueles que os alunos necessitam se apropriar para poder aprender ler o mundo e todo o conhecimento que nele produz e se produz. O interesse por esse tema surgiu a partir da importância que essas práticas exercem na vida do aluno e por acreditar que teremos pessoas mais conscientes e questionadoras. A escola deve formar leitores e produtores de texto com mais frequência, através de atividades variadas no espaço escolar. Assim, dada à necessidade da leitura como prática essencial para a vida do educando e a sua real finalidade para o exercício do processo ensino-aprendizagem, nos sentimos motivados a trabalhar essa temática oportunizando discussões para um melhor aprimoramento de atividades direcionadas a efetivação desse processo na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLeitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos.pt_BR
dc.date.issued2005-
dc.description.abstractReading and writing are fundamental activities to achieve an efficient pedagogical practice, a necessary process of transmission, expression and fixation of a culture, as well as technical and scientific knowledge of the school. This is because reading and writing represent one of the most important means of acquiring knowledge and one of the basic instruments for the entire educational system, often, reading does not have a daily space in people's lives, the school needs to teach the student how to read, write and express themselves orally in all situations in which the student is, thus being essential for the transmission of citizenship. Reading practices must be present in everyday life at school and in students' lives, written language is the main learning tool among those that students need to appropriate in order to learn how to read the world and all the knowledge it produces and is produces. The interest in this theme arose from the importance that these practices have in the student's life and because we believe that we will have more conscious and questioning people. The school must train readers and text producers more often, through varied activities in the school space. Thus, given the need for reading as an essential practice for the life of the student and its real purpose for the exercise of the teaching-learning process, we feel motivated to work on this topic, providing discussions for a better improvement of activities aimed at the realization of this process in classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12933-
dc.date.accessioned2020-06-09T21:28:06Z-
dc.date.available2020-06-09-
dc.date.available2020-06-09T21:28:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Edna Vieira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing: an essential practice in the formation of critical citizens.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Edna Vieira de. Leitura e escrita: uma prática essencial na formação de cidadãos críticos. 2005. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNA VIEIRA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfEdna Vieira de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2005.2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.