Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12934
Title: Avaliação de aprendizagem: numa perspectiva crítica e dialógica.
Other Titles: Learning assessment: in a critical and dialogical perspective.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Erisvalda Ferreira da.
NOVAL, Erisvalda Ferreira da Silva Donato.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Estágio supervisionado;Supervisão escolar;Learning assessment;Supervised internship;School supervision
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Erisvalda Ferreira da. Avaliação de aprendizagem: numa perspectiva crítica e dialógica. 2005. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: A avaliação da aprendizagem vivida pela escola é considerada um ato desafiador para os educadores, devido seu foco estar mais voltada para qualificação e exclusão dos alunos. Diante dessa realidade sentimos a real necessidade de trabalhar a temática avaliação de aprendizagem: numa perspectiva crítica e dialógica, na Escola Municipal de Ensino fundamental Vitória Bezerra, na cidade de Cajazeiras-PB, com os professores com o objetivo de analisar o processo de avaliação da aprendizagem, por compreender a relevância desse processo na melhoria da ação educativa, portanto, se faz necessários novos procedimentos que venham melhorar o processo de ensino. A avaliação escolar vem despertando atenção dos profissionais de ensino. Para o professor a avaliação se faz necessária como parte integrante do processo de ensino, é responsável pelo acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem do aluno, identificando seus avanços, diagnosticando suas dificuldades, e ajudando a superá-las. Os sujeitos envolvidos diretamente no processo ( professor-alunos)sejam capazes de criticamente desenvolverem suas ações em conjunto no sentido de efetivar realmente o processo de ensino- aprendizagem de qualidade.
Abstract: The evaluation of the learning experienced by the school is considered a challenging act for educators, because its focus is more focused on the qualification and exclusion of students. In view of this reality, we feel the real need to work on the theme of learning assessment: in a critical and dialogical perspective, at the Municipal School of Elementary Education Vitória Bezerra, in the city of Cajazeiras-PB, with the teachers in order to analyze the evaluation process of learning, as it understands the relevance of this process in improving the educational action, therefore, new procedures are needed to improve the teaching process. School evaluation has attracted the attention of teaching professionals. For the teacher, evaluation is necessary as an integral part of the teaching process, it is responsible for the continuous monitoring of the student's learning process, identifying their progress, diagnosing their difficulties, and helping to overcome them. The subjects directly involved in the process (teacher-students) are able to critically develop their actions together in order to really effect the quality teaching-learning process.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Estágio supervisionado
Supervisão escolar
Learning assessment
Supervised internship
School supervision
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12934
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERISVALDA FERREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2005.pdfErisvalda Ferreira da Silva. TCC. Licenciatura em Pedagogia. 2005.1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.