Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12937
Title: Juventudes e escolarização: as vivências do ensino médio sob seus jovens olhares.
Other Titles: Youths and schooling: high school experiences under their young eyes.
???metadata.dc.creator???: AIRES, Maria Alcilene Vitória Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FONSECA, Ivonildes da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria de Assunção de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio;Educação de jovens;Perfil estudantil;Escola de tempo integral;Grupo focal – técnica;Teaching of Sociology - High School;Youth education;Student profile;Full-time school;Focus group - technique
Issue Date: 30-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AIRES, Maria Alcilene Vitória Batista. Juventudes e escolarização: as vivências do ensino médio sob seus jovens olhares. 2020. 120f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12937
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, situada em São João do Cariri, PB. Tivemos como objetivos traçar um perfil dos jovens estudantes do Ensino Médio, visando criar um “retrato” dessas “Juventudes”, mostrando quem são eles (as), analisando suas percepções a respeito da Escola e a importância dessa instituição em suas vidas, considerando haver uma indefinição desse nível de ensino na vida dos jovens, entre um caminho para a educação superior, formação técnica, ou, mercado de trabalho, deixando muitas vezes de priorizar a formação para a vida, na perspectiva de presente e futuro, de forma que a escola passe a ter um sentido real para seus projetos. Esse trabalho visa entender as possibilidades e os desafios citados pelos jovens em relação a como a escola pode desempenhar um papel de agente modificador de suas expectativas de vida, oportunizando meios para a ascensão social e formação de sua cidadania como estes anseiam, mesmo reconhecendo as lacunas apontadas. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, contou com o apoio bibliográfico de autores/as como Castro (1997), Dubet (2003), Abramovay (2004), Dayrell (2006), que têm colaborado com estudos sobre a categoria Juventudes no Brasil. As técnicas aplicadas para coleta de dados foram a aplicação de questionários e a formação de um Grupo Focal com jovens das três turmas do ensino médio. No corpo do texto é apresentada a categoria social “juventudes” e o contexto do ensino médio no país, bem como as expectativas juvenis relacionadas à escola. Considerando os depoimentos dos/as jovens, evidenciamos a importância das interações na escola, na perspectiva do contato social e da ampliação das redes de conhecimentos, ressaltando o respeito às heterogeneidades presentes nesse ambiente. Reforçamos a relevância de uma escola que atua e busca incentivar o reconhecimento de quem são esses/as jovens e o que estes/as esperam dela.
Abstract: This dissertation presents the results of a research carried out at Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, that is located in São João do Cariri, PB. We aimed to draw a profile of young high school students, aiming to create a “portrait” of these “Youths”, showing who they are, analyzing their perceptions about the School and the importance of this institution in their lives, considering the fact that there is a lack of definition of this level of education in the lives of young people, between a path to higher education, technical training, or the labor market, often failing to prioritize training for life, in the perspective of the present and the future, so that school has a real meaning for its projects. This work aims to understand the possibilities and challenges cited by young people in relation to how the school can play a role of modifying their life expectations, providing opportunities for social ascension and the formation of their citizenship as they yearn, even recognizing the gaps pointed out. The present research, of qualitative character, had the bibliographic support of authors such as Castro (1997), Dubet (2003), Abramovay (2004), Dayrell (2006), who have collaborated with studies on the Youth cathegory in Brazil. The techniques applied for data collection were the application of questionnaires and the formation of a Focus Group with young people from the three high school classes. In the body of the text, the social category “youths” and the context of secondary education in the country are presented, as well as youth expectations related to school. Considering the testimonies of the young people, we highlight the importance of interactions at school, from the perspective of social contact and the expansion of knowledge networks, highlighting the respect for the heterogeneities present in this environment. We reinforce the relevance of a school that operates and seeks to encourage the recognition of who these young people are and what they expect from them.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Educação de jovens
Perfil estudantil
Escola de tempo integral
Grupo focal – técnica
Teaching of Sociology - High School
Youth education
Student profile
Full-time school
Focus group - technique
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12937
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALCILENE VITÓRIA BATISTA AIRES - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdf Maria Alcilene Vitória Batista Aires - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2020. 2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.