Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCANUTO, K. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Edvan Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, E.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa o papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor. Com base em leituras sobre o comportamento do consumidor no ambiente online, em especial a sites de compra coletivas, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Adotou-se como metodologia de pesquisa o método survey. Os dados foram coletados junto ao público-alvo (consumidores que realizaram compras em sites de compra coletiva nos últimos três meses) tendo como amostra um total de 210 questionários online. Para realização de análise de dados foram aplicados testes de normalidade das distribuições e de validação das escalas (Análise Fatorial Exploratória e coeficiente Alpha de Cronbach), estatísticas descritivas (média, mediana e desvio-padrão) e estatísticas inferenciais (regressão e correlação). Os resultados demostram que todas as variáveis do estudo se relacionam, que as hipóteses foram suportadas e que o modelo de análise proposto se mostra adequado, além de possuir índices significativos que constatam que existe similaridade percebida, visto que todas as correlações envolvidas no estudo apresentaram-se positivas e demostraram-se estatisticamente significativas. Dessa forma, observou-se através do estudo que a presença social, os comentários e a familiaridade influenciam os consumidores a ter confiança, visto que pessoas se sentem mais confiantes quando avaliam os comentários em um ambiente online, o que leva o consumidor a ter intenções de compra e tomadas de decisões. O estudo carrega contribuições para organizações, sites de comercio eletrônico, gestores e acadêmicos ao evidenciar a importância do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor, especialmente a sites de compras coletivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração.pt_BR
dc.titleO papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThis article analyzes the role of social commerce in consumer behavior intentions. Based on readings on consumer behavior in the online environment, especially collective buying sites, a quantitative research of a descriptive character was carried out. The survey method was adopted as the research methodology. The data were collected from the target audience (consumers who made purchases on collective buying sites in the last three months), with a sample of 210 online questionnaires. To perform data analysis, tests of normality of distributions and validation of scales were applied (Exploratory Factor Analysis and Cronbach's Alpha coefficient), descriptive statistics (mean, median and standard deviation) and inferential statistics (regression and correlation). The results show that all the study variables are related, that the hypotheses were supported and that the proposed analysis model is adequate, in addition to having significant indices that confirm that there is perceived similarity, since all the correlations involved in the study were positive and proved to be statistically significant. Thus, it was observed through the study that social presence, comments and familiarity influence consumers to have confidence, since people feel more confident when evaluating comments in an online environment, which leads consumers to have intentions purchasing and decision making. The study carries contributions to organizations, e-commerce sites, managers and academics by highlighting the importance of social-commerce in consumer behavior intentions, especially to collective shopping sites.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12940-
dc.date.accessioned2020-06-10T18:58:40Z-
dc.date.available2020-06-10-
dc.date.available2020-06-10T18:58:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSocial-commercept_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSites de compra coletivaspt_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectCollective buying sitespt_BR
dc.subjectConfidencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCANUTO, Kennedy Jorge.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of social commerce in consumer behavior intentions.pt_BR
dc.identifier.citationCANUTO, Kennedy Jorge. O papel do social-commerce nas intenções de comportamento do consumidor. 2018. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12940pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KENNEDY JORGE CANUTO - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2018.pdfKennedy Jorge Canuto - Artigo Administração CH 2018351.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.