Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12945
Title: Música e gênero: o uso do grupo focal como instrumento de formação humana de jovens do ensino médio.
Other Titles: Music and gender: the use of the focus group as an instrument for the human formation of high school youth.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Anne Christine Colaço Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OOSTERHOUT, Maria da Conceição M. C. Van.
Keywords: Música;Gênero;Grupo Focal;Intervenção Pedagógica;Identidade;Ensino Médio;Music;Genre;Focus Group;Pedagogical Intervention;Identity;High School
Issue Date: 30-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, A. C. C. L. Música e gênero: o uso do grupo focal como instrumento de formação humana de jovens do ensino médio. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente intervenção pedagógica visa instrumentalizar as canções de forró, veiculadas na região Nordeste do Brasil, como meio de propiciar debates relativos às questões de gênero, tendo como método de trabalho o grupo focal. Fizemos 6 experiências de grupo focal com jovens com idades entre 15 a 18 anos, todos estudantes do ensino médio no Instituto Federal de Campina Grande. As peças musicais utilizadas como meio para facilitar o debate foram previamente escolhidas, visando desenvolver uma reflexão sobre os modelos de masculino e feminino transmitidos nestas músicas e como as relações de gênero são colocadas nas letras dessas músicas. As falas e gestos dos jovens participantes do grupo focal, entre outras, nos permitiram concluir que as canções evidenciam relações entre homens e mulheres permeadas por manifestações de gênero e poder, que moldam comportamentos e práticas sexuais que são reproduzidas no cotidiano desses jovens, reforçando relações hierárquicas e assimétricas.
Abstract: This pedagogical intervention aims to instrumentalize the forró songs, broadcast in the Northeast region of Brazil, as a means of providing debates related to gender issues, having as a working method the focus group. We did 6 focus group experiences with young people aged 15 to 18 years, all high school students at the Federal Institute of Campina Grande. The musical pieces used as a means to facilitate the debate were previously chosen, aiming to develop a reflection on the models of male and female transmitted in these songs and how gender relations are placed in the lyrics of these songs. The statements and gestures of the young participants of the focus group, among others, allowed us to conclude that the songs evidence relationships between men and women permeated by manifestations of gender and power, which shape sexual behaviors and practices that are reproduced in the daily lives of these young people, reinforcing hierarchical and asymmetric relationships.
Keywords: Música
Gênero
Grupo Focal
Intervenção Pedagógica
Identidade
Ensino Médio
Music
Genre
Focus Group
Pedagogical Intervention
Identity
High School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12945
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNE CHRISTINE COLAÇO LIMA FERNANDES – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.