Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948
Title: | O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. |
Other Titles: | The didactic game in the teaching of sociology as an enhancer in the teaching-learning process for deaf and hearing students through mediation in the education of young people and adults. |
???metadata.dc.creator???: | NASCIMENTO, Adriana Farias do. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | TORRES, Denise Xavier. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
Keywords: | Ensino de sociologia;Jogo didático - sociologia;Processo de ensino-aprendizagem;Pesquisa-ação;Pesquisa Ação;Recursos didáticos - Sociologia;Educação inclusiva;Educação especial;Educação de surdos;Integração surdos ouvintes;Surdos e jogos pedagógicos;Mediação pedagógica;Sociology teaching;Educational game - sociology;Teaching-learning process;Action Research;Didactic resources - sociology;Educação de jovens e adultos - EJA;Youth and adult education;Deaf education;Inclusive education;Deaf and educational games;Pedagogical mediation;Juego educativo - sociología;Jeu éducatif - sociologie;Intégration entre sourds et entendants;Ressources pédagogiques - Sociologie;Recursos didácticos - Sociología;Jeux sourds et éducatifs |
Issue Date: | 13-May-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NASCIMENTO, Adriana Farias do. O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adultos. 2020. 120f. Dissertação - Curso de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Universidade Federal de Campina Grande. Sumé - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa tem por objetivo geral, produzir e experimentar um jogo pedagógico inclusivo que potencialize o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia, através da mediação numa sala de aula com alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos. No que refere-se aos objetivos específicos o trabalho apresentou a seguinte configuração: realizar uma pesquisa bibliográfica referente ao ensino de Sociologia, o ensino de Sociologia e sua relação com alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos, metodologias no ensino de Sociologia, jogos pedagógicos como recurso didático, aprendizagem mediadora e cultura no âmbito do ensino de Sociologia; caracterizar o ambiente escolar e sujeitos da pesquisa; descrever o processo da produção do jogo pedagógico; relatar a experimentação do jogo pedagógico, caracterizando as etapas da mediação pedagógica no âmbito da pesquisa-ação no contexto escolar; verificar como o jogo poderá potencializar o processo de ensino-aprendizagem através da mediação da temática cultura, na aula de Sociologia; identificar como a experimentação do jogo pedagógico Balaio Sociológico Cultural poderá contribuir para a interação entre alunos surdos e ouvintes na aula de Sociologia, e como pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina no Ensino Médio. No tocante ao referencial teórico do ensino de Sociologia adotaram-se os estudos de Silva (2007), Sarandy (2011), entre outros; já no que se refere à educação de surdos utilizou Soares e Lacerda (2004), Dorziat (2011). Os teóricos utilizados para apresentar os jogos didáticos dentre outros foram: Piletti (2006), Huizinga (2007); e para omplementar o referencial teórico discorreu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos a luz dos estudos de Bourdieu (1998) e Carneiro (2015). O cenário da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Integral de José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé/PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação e pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa foram alunos surdos e ouvintes da EJA. A técnica utilizada na pesquisa foi a observação participante, e o instrumento da pesquisa utilizado foram o diário de campo, questionário e roda de conversa. A técnica de análise de dados consistiu em análise de conteúdo e analise comparativa, tendo em vista que avaliou-se antes e após a aplicação do jogo. A avaliação do processo de aplicação do jogo ocorreu por meio da construção dos roteiros de questionário e da roda de conversa. Neste sentido a pesquisa foi dividida em momentos de produção e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Ao final, verificamos que o uso do jogo didático pode ser uma possibilidade para mediar o ensino e aprendizagem de Sociologia por alunos surdos e ouvintes na Educação de Jovens e Adultos, pois estimulou a criatividade, desenvolvimento de percepções, senso de iniciativa e senso crítico. |
Abstract: | This research has as general objective to produce and experience an inclusive educational game that enhances the teaching-learning process in the Teaching of sociology, through mediation in a classroom with deaf and hearing students in Youth and Adult Education. ; With regard to the specific objectives, this work presented the following objectives: carry out a bibliographic research referring to the Teaching of Sociology, the teaching of Sociology and its relationship with deaf students in Youth and Adult Education, methodologies in the teaching of Sociology, educational games as a teaching resource, mediating learning and culture within the scope of the teaching of Sociology; Characterize the school environment and research individuals; Describe the production process of the educational game; Report the experimentation of the educational game, characterizing the stages of pedagogical mediation within the scope of Action Research in the school context; Check out how the game may enhance the teaching-learning process through the mediation of the theme “culture” in the Sociology class; Identify how the experimentation of the educational game "Balaio Sociológico Cultural" may contribute to the interaction between deaf and hearing students in the Sociology class, and how it may contribute to the teaching-learning process within the scope of this course in high school. Regarding the theoretical framework of the Teaching of Sociology, the studies of Silva (2007), Sarandy (2011), among others, were adopted; as for the education of deaf people, Soares and Lacerda (2004), and Dorziat (2011) were used. The theorists used to present the educational games, among others, were: Piletti (2006), Huizinga (2007); and to finish the theoretical framework, it was discussed about Youth and Adult Education in the light of the studies by Bourdieu (1998) and Carneiro (2015). The research scenario was the State School of Full Time Education José Gonçalves de Queiroz, in the city of Sumé/PB. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through Action-Research and participant research. The research individuals were deaf and hearing students from EJA. The technique used in the research was participant observation, and the research instruments used were the field diary, questionnaire and conversation circle. The data analysis technique consisted of content analysis and comparative analysis, considering that it was evaluated before and after the game application. The evaluation of the game application process occurred through the construction of the scripts for: questionnaire and conversation circle. In this sense, the research was divided into moments of production and experimentation in the academic and school scenarios. At the end, we verified that the use of the educational game can be a possibility to mediate the teaching and learning of Sociology by deaf and hearing students in Youth and Adult Education, since it stimulated creativity, development of perceptions, action sense and critical sense. |
Keywords: | Ensino de sociologia Jogo didático - sociologia Processo de ensino-aprendizagem Pesquisa-ação Pesquisa Ação Recursos didáticos - Sociologia Educação inclusiva Educação especial Educação de surdos Integração surdos ouvintes Surdos e jogos pedagógicos Mediação pedagógica Sociology teaching Educational game - sociology Teaching-learning process Action Research Didactic resources - sociology Educação de jovens e adultos - EJA Youth and adult education Deaf education Inclusive education Deaf and educational games Pedagogical mediation Juego educativo - sociología Jeu éducatif - sociologie Intégration entre sourds et entendants Ressources pédagogiques - Sociologie Recursos didácticos - Sociología Jeux sourds et éducatifs |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação Sociologia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12948 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA FARIAS DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdf | Adriana Farias do Nascimento - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2020 | 5.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.