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dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho o objetivo é analisar a visão que os professores têm sobre o processo de avaliativo, buscando verificar o tipo de avaliação desenvolvida pelos docentes para a efetivação desse processo. Além disso, procuramos captar como os professores realizam essa prática. A avaliação da aprendizagem representa uma prática indispensável na instituição escolar. Nesse sentido, observa-se a necessidade da criação de uma cultura avaliativa concebida como meio de problematização, questionamentos e reflexões. A avaliação é uma atividade essencial para o professor,, continua sendo objeto de discussões e controvérsia com relação aos seus procedimentos, fazendo surgirem novas diretrizes e propostas que atendam aos discursos e prática no ato de avaliar. É necessário repensar a prática de avaliação de aprendizagem, buscando alternativas para criar atos pedagógicos mais democráticos. Nessa perspectiva, se pretende registrar os acontecimentos relacionados com a avaliação, fazendo um diálogo com a teoria objetivando, dessa forma, chegar a alguns princípios e alternativas para a prática da avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação no cotidiano escolar: limites e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued2005-
dc.description.abstractIn this work, the objective is to analyze the view that teachers have about the evaluation process, seeking to verify the type of evaluation developed by teachers for the effectiveness of this process. In addition, we seek to capture how teachers carry out this practice. Learning assessment represents an indispensable practice in the school institution. In this sense, there is a need to create an evaluative culture conceived as a means of problematizing, questioning and reflecting. Evaluation is an essential activity for the teacher, it continues to be the subject of discussions and controversy regarding its procedures, giving rise to new guidelines and proposals that meet the speeches and practice in the act of evaluating. It is necessary to rethink the practice of learning assessment, looking for alternatives to create more democratic pedagogical acts. In this perspective, it is intended to record the events related to the evaluation, making a dialogue with the theory aiming, in this way, to arrive at some principles and alternatives for the practice of the evaluation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12949-
dc.date.accessioned2020-06-15T21:17:40Z-
dc.date.available2020-06-15-
dc.date.available2020-06-15T21:17:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de docentept_BR
dc.subjectSchool evaluationpt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSÁ, Giseuma Maria de.-
dc.creatorVIEIRA, Ivania Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation in school routine: limits and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationSÁ, Giseuma Maria de; VIEIRA, Ivania Maria. Avaliação do cotidiano escolar: limites e perspectivas. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
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GISEUMA MARIA DE SÁ; IVANIA MARIA VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfGiseuma Maria de Sá; Ivania Maria Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2005.1.47 MBAdobe PDFView/Open


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