Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, A. C. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5417591289777222pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.referee2MESSIAS, Karla Danieli de Souza Vieira.
dc.description.resumoO presente trabalho aborda ações de educação ambiental com ênfase na educação em solos, com metodologias inovadoras e dialógicas para trabalhar o ensino do solo em sala de aula. O objetivo foi verificar a percepção de educandos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola de Patos (PB) sobre o solo. A pesquisa constou da aplicação de questionários antes e após as intervenções pedagógicas, que se constituíram em aulas teóricas sobre a formação, composição, constituição e organismos do solo, exibição de vídeo documentário sobre o solo’, oficina de geotinta (tinta de terra) e apresentação do teatro de fantoches (Teatrinho do Solo). Inicialmente o entendimento dos educandos era incipiente, mas após as intervenções os resultados evidenciaram mais compreensão sobre o tema. As metodologias possibilitaram maior interação entre os educandos e compreensão dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que o uso de metodologias dialógicas e inovadoras permitem maior atenção e participação dos educandos e estas devem ser melhor exploradas na prática docente para a popularização do ensino de solo, visando a conservação ambiental e a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo.pt_BR
dc.date.issued2017-08-18
dc.description.abstractThe present work deals with environmental education actions with an emphasis on soil education, with innovative and dialogic methodologies to work on teaching the soil in theclassroom. The objective was to verify the perception of students of the 5th grade of elementary school of a school of Patos (PB) on the soil. The research consisted of the application of questionnaires before and after the pedagogical interventions, which were constituted in theoretical classes on the formation, composition, constitution and organisms of the soil, video documentary exhibition on the ground, geotinta workshop (earthen paint) and Presentation of the puppet theater (Solo Theater). Initially the understanding of the students was incipient, but after the interventions the results showed more understanding about the subject. The methodologies allowed greater interaction between students and understanding of the contents worked. It is concluded that the use of dialogical and innovative methodologies allow greater attention and participation of the students and these should be better explored in teaching practice for the popularization of soil education, aiming at environmental conservation and the formation of a more conscious and sustainable society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958
dc.date.accessioned2020-06-17T17:11:41Z
dc.date.available2020-06-17
dc.date.available2020-06-17T17:11:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectPráticas dialógicas - educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino do solopt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectDialogic practices - educationpt_BR
dc.subjectGeotintapt_BR
dc.subjectSolo e educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Ana Carla Bezerra de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe view of elementary school students regarding the soil.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Ana Carla Bezerra de. O olhar de estudantes do ensino fundamental sobre o solo. 2017. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12958pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CARLA BEZERRA DE LIMA - ESPECIALIZAÇÃO EM ECOLOGIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CSTR 2017.pdfAna Carla Bezerra de Lima - Especialização em Ecologia e Educação Ambiental CSTR 20171.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.