Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959
Title: Um estudo da (in) disciplina na escola: e as implicações de uma estrutura de controle.
Other Titles: A study of (in) discipline at school: and the implications of a control structure.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria de Lourdes Saraiva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
Keywords: Indisciplina escolar;School indiscipline
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria de Lourdes Saraiva. Um estudo da (in) disciplina na escola: e eeas implicações de uma estrutura de controle. 2005. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: A indisciplina na escola vem se agravando a cada dia prejudicando o desenvolvimento da educação e o trabalho dos educadores, este fato é hoje um dos temas que apresenta mais polêmica na educação, onde são contrariados as regras estabelecidas pela escola. O estudo realizado teve a pretensão de analisar as dificuldades que os educadores tem encontrado a respeito da indisciplina em sala de aula e investigar que preparações didáticas pedagógicas: que recebem para lidar com este problema que afeta diretamente as escolas. Na construção desse trabalho realizando levantamentos: de várias referencias bibliográficas aos quais pegamos como subsídios o conceito disciplinar de Michel Foucault( 1979-1987), que a disciplina é um meio que conseguem aprimorar o sujeito dentro das regras. O sistema educacional por sua vez lança um modelo homogêneo de sociedade, e a escola como instrumento do estado procura atende-lo, disciplinando o sujeito de acordo com as regras adotada pelo sistema, levando insegurança do que seja o caminho correto e a falta de criatividade.
Abstract: Indiscipline at school is getting worse every day, hampering the development of education and the work of educators, this fact is today one of the most controversial issues in education, where the rules established by the school are contradicted. The study carried out was intended to analyze the difficulties that educators have encountered regarding indiscipline in the classroom and to investigate what pedagogical didactic preparations: they receive to deal with this problem that directly affects schools. In the construction of this work carrying out surveys: from several bibliographic references to which we take as a subsidy the disciplinary concept of Michel Foucault (1979-1987), that the discipline is a means that manage to improve the subject within the rules. The educational system in turn launches a homogeneous model of society, and the school as an instrument of the state seeks to serve it, disciplining the subject according to the rules adopted by the system, leading to insecurity as to what is the correct path and the lack of creativity.
Keywords: Indisciplina escolar
School indiscipline
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12959
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE LOURDES SARAIVA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfMaria de Lourdes Saraiva Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2005.2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.