Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
Title: Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
Other Titles: Composting as didatic proposal to talk about soil in elementary school.
???metadata.dc.creator???: LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARINHO, Maria das Graças Veloso.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, João Batista.
Keywords: Compostagem;Educação ambiental;Adubo orgânico;Reciclagem de resíduos orgânicos;Conservação ambiental;Educação em solos;Composting;Environmental education;Organic fertilizer;Recycling of organic waste;Environmental conservation;Soil education
Issue Date: 14-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUSTOSA, Maria Aparecida Felix Soares. Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. 2017. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
???metadata.dc.description.resumo???: A vida moderna propicia uma crescente demanda de resíduos, chamados popularmente de lixo, cuja disposição inadequada constitui um dos principais problemas ambientais, sendo urgentes medidas que estimulem nas escolas a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Ensino Fundamental Manuel Nunes Trindade, município de Mãe D´Água, Paraíba, com alunos de faixa etária entre 10 e 17 anos. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a prática da compostagem como ferramenta para o estudo de solos e dialogar sobre a conservação ambiental com ênfase na educação em solos para formação cidadã. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: aplicação do questionário com 5 perguntas e doze itens segundo modelo da escala de likert abordando conteúdos sobre solo, lixo e compostagem. Para condução da pesquisa foram realizadas aulas expositivas e oficina de compostagem. Ao final foi reaplicado o questionário para comparação da aprendizagem. Dos estudantes entrevistados, 69,35% afirmaram ter bom ou muito interesse em estudar sobre a importância da conservação do solo. Após a realização das atividades teórica e prática esse percentual alterou-se para 88,71%. Inicialmente 43,55%, dos alunos percebiam que o lixo provocava contaminação do solo e apresentaram pouco conhecimento sobre o que é a compostagem. Com a realização das práticas pedagógicas 59,68% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente esse processo. Foi possível perceber que a importância do solo e a problemática do lixo são pouco abordadas no ambiente escolar.
Abstract: Modern life leads to a growing demand for waste, popularly known as waste, whose inadequate disposal is one of the main environmental problems, and urgent measures are needed to stimulate recycling of organic waste in schools. The work was carried out at the Manuel Nunes Trindade Municipal School, in the municipality of Mãe D'Água, Paraíba, with students aged between 10 and 17 years. The objective of this research was to present the practice of composting as a tool for the study of soils and to discuss environmental conservation with an emphasis on soil education for citizen training. The research was carried out in five stages: application of the questionnaire with 5 questions and twelve items according to the model of the likert scale, addressing contents on soil, garbage and compost. To conduct the research were lectures and workshop composting. At the end, the questionnaire for comparison of learning was reapplied. Of the students interviewed, 69.35% stated that they had good or very good interest in studying the importance of soil conservation. After performing the theoretical and practical activities, this percentage changed to 88.71%. Initially 43.55% of the students perceived that the litter caused soil contamination and showed little knowledge about what composting is. With the accomplishment of the pedagogical practices 59,68% of the students managed to correctly conceptualize this process. It was possible to perceive that the importance of the soil and the problem of garbage are little discussed in the school environment.
Keywords: Compostagem
Educação ambiental
Adubo orgânico
Reciclagem de resíduos orgânicos
Conservação ambiental
Educação em solos
Composting
Environmental education
Organic fertilizer
Recycling of organic waste
Environmental conservation
Soil education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA FELIX SOARES LUSTOSA - TCC ESPECIALIZAÇÃO ECOLOGIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CSTR 2017.pdfMaria Aparecida Felix Soares Lustosa - TCC Especialização Ecologia Educação Ambiental CSTR 20171.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.