Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUSTOSA, M. A. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036462258307562pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO, Maria das Graças Veloso.
dc.contributor.referee2ALVES, João Batista.
dc.description.resumoA vida moderna propicia uma crescente demanda de resíduos, chamados popularmente de lixo, cuja disposição inadequada constitui um dos principais problemas ambientais, sendo urgentes medidas que estimulem nas escolas a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Ensino Fundamental Manuel Nunes Trindade, município de Mãe D´Água, Paraíba, com alunos de faixa etária entre 10 e 17 anos. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a prática da compostagem como ferramenta para o estudo de solos e dialogar sobre a conservação ambiental com ênfase na educação em solos para formação cidadã. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: aplicação do questionário com 5 perguntas e doze itens segundo modelo da escala de likert abordando conteúdos sobre solo, lixo e compostagem. Para condução da pesquisa foram realizadas aulas expositivas e oficina de compostagem. Ao final foi reaplicado o questionário para comparação da aprendizagem. Dos estudantes entrevistados, 69,35% afirmaram ter bom ou muito interesse em estudar sobre a importância da conservação do solo. Após a realização das atividades teórica e prática esse percentual alterou-se para 88,71%. Inicialmente 43,55%, dos alunos percebiam que o lixo provocava contaminação do solo e apresentaram pouco conhecimento sobre o que é a compostagem. Com a realização das práticas pedagógicas 59,68% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente esse processo. Foi possível perceber que a importância do solo e a problemática do lixo são pouco abordadas no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleCompostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-09-14
dc.description.abstractModern life leads to a growing demand for waste, popularly known as waste, whose inadequate disposal is one of the main environmental problems, and urgent measures are needed to stimulate recycling of organic waste in schools. The work was carried out at the Manuel Nunes Trindade Municipal School, in the municipality of Mãe D'Água, Paraíba, with students aged between 10 and 17 years. The objective of this research was to present the practice of composting as a tool for the study of soils and to discuss environmental conservation with an emphasis on soil education for citizen training. The research was carried out in five stages: application of the questionnaire with 5 questions and twelve items according to the model of the likert scale, addressing contents on soil, garbage and compost. To conduct the research were lectures and workshop composting. At the end, the questionnaire for comparison of learning was reapplied. Of the students interviewed, 69.35% stated that they had good or very good interest in studying the importance of soil conservation. After performing the theoretical and practical activities, this percentage changed to 88.71%. Initially 43.55% of the students perceived that the litter caused soil contamination and showed little knowledge about what composting is. With the accomplishment of the pedagogical practices 59,68% of the students managed to correctly conceptualize this process. It was possible to perceive that the importance of the soil and the problem of garbage are little discussed in the school environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
dc.date.accessioned2020-06-18T18:15:31Z
dc.date.available2020-06-18
dc.date.available2020-06-18T18:15:31Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAdubo orgânicopt_BR
dc.subjectReciclagem de resíduos orgânicospt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectCompostingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectOrganic fertilizerpt_BR
dc.subjectRecycling of organic wastept_BR
dc.subjectEnvironmental conservationpt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComposting as didatic proposal to talk about soil in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLUSTOSA, Maria Aparecida Felix Soares. Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. 2017. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA FELIX SOARES LUSTOSA - TCC ESPECIALIZAÇÃO ECOLOGIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CSTR 2017.pdfMaria Aparecida Felix Soares Lustosa - TCC Especialização Ecologia Educação Ambiental CSTR 20171.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.