Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12965
Title: Opiniões de concluintes de enfermagem acerca de sua formação profissional.
Other Titles: Opinions of nursing graduates about their professional training.
???metadata.dc.creator???: GOMES JÚNIOR, Rosilânia Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Maria Mônica Paulino do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Cláudia Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CASTRO, Anúbes Pereira de.
Keywords: Enfermagem - formação profissional;Nursing - Professional Training
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES JÚNIOR, Rosilânia Maria. Opiniões de concluintes de enfermagem acerca de sua formação profissional. 2009. 56f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A formacao profissional do enfermeiro constitui-se num fator elementar para uma boa atuacao no mercado de trabalho. Esta deve acontecer com base na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Enfermagem (DCENF) no intuito de preparar profissionais criticos e reflexivos para atuar e transformar a realidade social. Nesse contexto, objetivou-se conhecer a opiniao dos concluintes de Enfermagem acerca de sua formacao profissional, identificar os principals problemas vivenciados pelos mesmos no percurso academico, verificar como estes se sentem enquanto futuros profissionais em relacao as competencias e habilidades adquiridas durante a formacao. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratoria, de campo, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 21 concluintes do curso de Enfermagem, que aceitaram participar da pesquisa, realizada nos meses de Outubro e Novembro, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O instrumento para a coleta de dados foi um roteiro de entrevista semi-estruturada, o qual constou de 8 perguntas referentes aos dados socio-demograficos e 3 referentes a tematica. Os dados foram analisados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo adotado por Lefreve; Lefreve (2005). Os resultados evidenciaram que a maioria dos concluintes tem entre 25 e 29 anos, sao do sexo feminino, de naturalidades diversificadas, solteiros, catolicos, 24% possuem alguma profissao/ocupacao enquanto que 76% apenas estudam e todos ingressaram atraves do vestibular no periodo 2005.2. Quanto a formacao recebida na Universidade, esta e vista pelos concluintes como insuficiente em virtude das dificuldades encontradas, por tratar-se de um curso em fase de implantacao. Em relacao as principals dificuldades encontradas, apontam a falta de estrutura fisica e humana, a maioria julgam-se preparados para atuarem nos servicos de saude apesar de todas as dificuldades vivenciadas. Conclui-se que e necessario adotar-se medidas no sentido de proporcionar uma melhor estruturacao dos cursos da area de saude para melhor atender aos envolvidos nesse processo, visando oferecer uma resposta as reais necessidades de saude da populacao e as demandas do mercado de trabalho, preparando os graduandos de forma adequada para o seu exercicio profissional.
Abstract: The nurse professional formation is constituted in an elementary factor for a good performance in the j ob market. This should happen with base in the new Guidelines and Bases Law of the National Education (LDB) and in the Curricular National Guidelines for the Course of Nursing (DCENF) in the intention o f preparing critical and reflexive professionals to act and to transform the social reality. In this context, it has been aimed to know the opinion of the Nursing concluders concerning their professional formation, to identify the main problems lived by them in the academic course, to verify as these they sit down while professional futures in relation to the competences and acquired abilities during the formation. The study is characterized as an exploratory field research with qualitative approach. The sample was composed by 21 concluders of the Nursing course, that accepted to participate in the research accomplished in October and November, signing the Term o f Free and Clarified Consent. The instrument for the data collection was a guide of semi-structured interview, which consisted from 8 referring questions on the social-demographic data and 3 was referring on the theme. The data were analyzed starting from the Collective Subject's Speech adopted by Lefreve; Lefreve (2005). The results evidenced that most of the concluders is between 25 and 29 years-old, they are of the feminine gender, of diversified naturalness, single, Catholic, 24% possess some profession/ occupation while 76% just study and all entered through vestibular exam in the period 2005.2. Regarding the formation received in the University, this is seen by the concluders as insufficient due to the found difficulties, considering it is a course in implantation phase. Regarding the main found difficulties, they point the lack of physical and human structure; most of them feel prepared to act in the health service in spite of all the faced difficulties. It is concluded that it is necessary to adopt measures in the sense of providing a better structuring o f the courses of health area for better assist the involved in that process, seeking to offer an answer the real needs of the population's health and the demands of the job market, preparing the concluders in an appropriate way for their professional exercise.
Keywords: Enfermagem - formação profissional
Nursing - Professional Training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12965
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSILÂNIA MARIA JÚNIOR GOMES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2009.pdfRosilânia Maria Júnior Gomes. Monografia Enfermagem. CFP 2009.11.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.