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Title: Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande – PB.
Other Titles: Environmental changes and competitive actions: a study in the supermarketing sector of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: SOBRAL, Morganna Maria Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Lucia Santana de.
Keywords: Setor Supermercadista;Estratégia Competitiva;Ações Competitivas;Supermarket of Sector;Competitive Strategy;Competitive Actions
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOBRAL, Morganna Maria Alves. Mudanças ambientais e ações competitivas: um estudo no setor supermercadista de Campina Grande – PB. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos das mudanças ambientais nas estratégias competitivas das empresas do setor supermercadista de Campina Grande/PB no período de 2013 à 2017. A base teórica utilizada tratou das estratégias competitivas, especificamente da dinâmica competitiva, focando nos tipos de ações competitivas e formas de competir no mercado, considerando as propostas de USERO & FERNÁNDEZ (2003), SILVA & FREITAS (2006), e FERRIER & LEE (2002). Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou-se de três casos para estudo. Foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários foram obtidos a partir de entrevistas junto aos respectivos gerentes dos supermercados em estudo e os secundários na literatura e estudos sobre o setor. Os resultados encontrados mostraram que das 10 mudanças ambientais ocorridas no setor em nível nacional 7 se apresentaram no setor local com alta intensidade e 3 com baixa intensidade. Essas mudanças impactaram nas estratégias competitivas das empresas estudadas, levando-as a adotarem diversas ações de inovação e táticas. Das 10 ações de inovação consideradas, 8 foram usadas com maior intensidade e 2 com menor intensidade. Em relação às 7 ações táticas, foram utilizadas 4 com maior intensidade e 3 com baixa intensidade. Quanto à forma de competir, constatou-se que tais empresas apresentaram agressividade e complexidade, porém não apresentaram heterogeneidade e imprevisibilidade, mantendo a mesma forma já identificada no período de 2003 à 2005 por SILVA & FREITAS (2006).
Abstract: The objective of this work was to analyze the impacts of environmental changes on the competitive strategies of companies in the supermarket sector of Campina Grande/PB from 2013 to 2017. The theoretical basis used dealt with the competitive strategies, specifically the competitive dynamics, focusing on the types of competitive actions and ways of competing in the market, considering the proposals of USERO & FERNÁNDEZ (2003), SILVA & FREITAS (2006), and FERRIER & LEE 2002). As for the methodological procedures, the research is qualitative in nature and three cases were used for study. Primary and secondary data were used. The primary data were obtained from interviews with the respective managers of the supermarkets under study and the secondary ones in the literature and studies on the sector. The results showed that of the 10 environmental changes occurred in the sector at national level 7 presented in the local sector with high intensity and 3 with low intensity. These changes impacted on the competitive strategies of the companies studied, leading them to adopt various innovation actions and tactics. Of the 10 innovation actions considered, 8 were used with greater intensity and 2 with less intensity. In relation to the 7 tactical actions, 4 were used with higher intensity and 3 with low intensity. As to the way of competing, it was verified that these companies presented aggressiveness and complexity, but did not present heterogeneity and unpredictability, maintaining the same form already identified in the period from 2003 to 2005 by SILVA & FREITAS (2006).
Keywords: Setor Supermercadista
Estratégia Competitiva
Ações Competitivas
Supermarket of Sector
Competitive Strategy
Competitive Actions
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12975
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