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Title: Análise custo-volume-lucro aplicada em uma empresa varejista de calçados de João Pessoa – PB.
Other Titles: Cost-volume-profit analysis applied in a footwear retail company of João Pessoa – PB.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Natália Carolinny de Freitas e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Adail Marcos Lima da.
Keywords: Análise de custos;Custo-Volume-Lucro;Ponto de equilíbrio;Setor calçadista;Varejo;Cost-Volume-Profit;Break-even point;Footwear industry;Retail
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Natália Carolinny de Freitas e. Análise custo-volume-lucro aplicada em uma empresa varejista de calçados de João Pessoa – PB. 2018. 18 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12976
???metadata.dc.description.resumo???: Com o cenário atual de alta concorrência, os gestores são forçados a constantemente buscar compreender quais as melhores ferramentas e processos a serem utilizados para, pelo menos, conseguirem se manter em paridade competitiva no mercado. Dessa forma, a presente pesquisa buscou aplicar a análise custo-volume-lucro em uma empresa do setor de varejo calçadista localizada em João Pessoa, estado da Paraíba. A intenção primordial é a de auxiliar o gestor na tomada de decisão organizacional, com ênfase no desempenho da empresa. Para isso, foram calculados os principais fatores que envolvem o instrumento: as margens de contribuição e os pontos de equilíbrio contábil e econômico. Através da aplicação foi possível identificar o valor da margem de contribuição unitária ponderada, de R$3,64, o ponto de equilíbrio contábil monetário da empresa, R$18.080,20 e em quantidade, 1.816 de pares de calçados, e também o ponto de equilíbrio econômico de R$35.953,41 e 3611 pares, em valor e em quantidade, respectivamente. O trabalho final possibilitou à empresa a fazer acompanhamento com base na análise de custos, permitindo compreender se o negócio está sendo viável e se está trazendo o retorno esperado.
Abstract: With the current scenario of high concurrence, managers are forced to constantly seek to understand which are the best tools and processes to be used to at least be able to remain competitive in the market. In this way, the present research sought to apply the cost-volume-profit analysis in a footwear retail company located in João Pessoa, state of Paraíba. The primordial intention is to assist the manager in organizational decision making, with an emphasis on company performance. For this, the main factors that involved the instrument were calculated: the contribution margins and the accounting and economic balance points. Through the application it was possible to identify the value of the weighted unit contribution margin, R $ 3.64, the company monetary balance, R $ 18,080.20 and in quantity, 1,816 pairs of footwear, as well as the break-even point of R $ 35,953.41 and 3611 pairs in value and quantity, respectively. The final work enabled the company to do a follow-up based on the cost analysis, allowing to understand if the business is being viable and if it is bringing the expected return.
Keywords: Análise de custos
Custo-Volume-Lucro
Ponto de equilíbrio
Setor calçadista
Varejo
Cost-Volume-Profit
Break-even point
Footwear industry
Retail
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12976
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