Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12988
Title: Prática docente e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos.
Other Titles: Teaching practice and contributions to the students' teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ehricka Patrícia Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Prática de ensino;Racionalização do ensino;Processo de ensino-aprendizagem;Prática pedagógica;Inovação didática;Identidade profissional - professores;Identidade docente;Relação professor aluno;Teaching practice;Rationalization of teaching;Teaching-learning process;Pedagogical practice;Didactic innovation;Teaching identity;Mediação pedagógica;Educador e cultura
Issue Date: 20-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ehricka Patrícia Gomes de. Prática docente e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. 2009. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12988
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda importantes ideias sobre a pratica pedagógica, mas precisamente, sobre o processo ensino aprendizagem a ser desenvolvido nas sociedades contemporâneas, assuntos estes que possuem grande teor de finalidades na área do ensino, como se percebe nos elementos teóricos referentes a possibilidade da renovação do processo ensino-aprendizagem e na participação mediadora do educador, enquanto agente de transmissão de conhecimentos nas diversas disciplinas escolares. A racionalização do ensino tem sido encarada como um fato preocupante, uma vez que dissemina uma pratica mecanizada, contraria as reais necessidades educacionais dos alunos do presente seculo. O contexto cultural no setor da educação e um assunto também discutido neste trabalho, adentrando na necessidade de o professor reconhecer a diversidade cultural e aproveita-las no enriquecimento de suas práticas pedagógicas cotidianamente, sem esquecer da postura imparcial dos educadores, frente as grandes transformações sociais e culturais ocorridas ate então. Neste sentido, os objetivos desta pesquisa são os seguintes: analisar sobre a docência e seus desdobramentos em torno da formação, identidade profissional e inovação didática e o processo de ensino-aprendizagem dos educandos; detectar as facilidades e dificuldades para a formação do professor; identificar a formação profissional do professor, na construção da identidade docente; averiguar a relação professor-aluno e vice versa e as contribuições dessa rela?ao na aprendizagem dos educandos e por fim analisar a metodologia diante da inovação didática. Com relação ao estudo de campo, foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Andre Gadelha do município de Sousa PB. Os resultados deste estudo serviram-nos de reflexão sobre as metodologias utilizadas pelos professores da referida escola, apontando para novos rumos a serem tornados frente as exigências e necessidades educacionais dos alunos da escola.
Keywords: Prática de ensino
Racionalização do ensino
Processo de ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Inovação didática
Identidade profissional - professores
Identidade docente
Relação professor aluno
Teaching practice
Rationalization of teaching
Teaching-learning process
Pedagogical practice
Didactic innovation
Teaching identity
Mediação pedagógica
Educador e cultura
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12988
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EHRICKA PATRÍCIA GOMES DE OLIVEIRA - TCC LIC PEDAGOGIA CFP 2009.pdfEhricka Patrícia Gomes de Oliveira - TCC Lic. Pedagogia CFP 20092.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.