Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, E. P. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda importantes ideias sobre a pratica pedagógica, mas precisamente, sobre o processo ensino aprendizagem a ser desenvolvido nas sociedades contemporâneas, assuntos estes que possuem grande teor de finalidades na área do ensino, como se percebe nos elementos teóricos referentes a possibilidade da renovação do processo ensino-aprendizagem e na participação mediadora do educador, enquanto agente de transmissão de conhecimentos nas diversas disciplinas escolares. A racionalização do ensino tem sido encarada como um fato preocupante, uma vez que dissemina uma pratica mecanizada, contraria as reais necessidades educacionais dos alunos do presente seculo. O contexto cultural no setor da educação e um assunto também discutido neste trabalho, adentrando na necessidade de o professor reconhecer a diversidade cultural e aproveita-las no enriquecimento de suas práticas pedagógicas cotidianamente, sem esquecer da postura imparcial dos educadores, frente as grandes transformações sociais e culturais ocorridas ate então. Neste sentido, os objetivos desta pesquisa são os seguintes: analisar sobre a docência e seus desdobramentos em torno da formação, identidade profissional e inovação didática e o processo de ensino-aprendizagem dos educandos; detectar as facilidades e dificuldades para a formação do professor; identificar a formação profissional do professor, na construção da identidade docente; averiguar a relação professor-aluno e vice versa e as contribuições dessa rela?ao na aprendizagem dos educandos e por fim analisar a metodologia diante da inovação didática. Com relação ao estudo de campo, foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Andre Gadelha do município de Sousa PB. Os resultados deste estudo serviram-nos de reflexão sobre as metodologias utilizadas pelos professores da referida escola, apontando para novos rumos a serem tornados frente as exigências e necessidades educacionais dos alunos da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePrática docente e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.date.issued2009-02-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12988-
dc.date.accessioned2020-06-23T17:57:11Z-
dc.date.available2020-06-23-
dc.date.available2020-06-23T17:57:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectRacionalização do ensinopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectInovação didáticapt_BR
dc.subjectIdentidade profissional - professorespt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectRelação professor alunopt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectRationalization of teachingpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectDidactic innovationpt_BR
dc.subjectTeaching identitypt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducador e culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ehricka Patrícia Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice and contributions to the students' teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ehricka Patrícia Gomes de. Prática docente e as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. 2009. 54f. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EHRICKA PATRÍCIA GOMES DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfEhricka Patrícia Gomes de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 20092.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.