Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992
Title: Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.
Other Titles: Challenges in the practice of reading and writing in the early grades.
???metadata.dc.creator???: ABRANTES, Maria do Socorro.
SANTOS, Márcia Estrela dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.
Keywords: Ensino de escrita e leitura;Escrita e leitura;Prática de leitura;Prática de escrita;Leitura e escrita - séries iniciais;Teaching writing and reading;Writing and reading;Reading practice;Writing practice;Reading and writing - initial series
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: De acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita.
Abstract: According to the reality of the Special Education Center “Geny Ferreira” -CEEIGEF - located in the city of Sousa-PB, it was possible to notice that there are numerous difficulties regarding reading and writing, mainly in the initial series. This finding was the starting point for our study, and from there, we formulated it as a central question. Why do teachers find it difficult to work on reading and writing in the early grades of elementary school, despite the fact that the children arrive at school with their own interpretation of the written signs? We seek to identify and analyze in more depth the difficulties encountered by teachers in the process of teaching reading and writing at CEEIGEF, we perceive some causes that cause the difficulties that teachers face in relation to teaching reading and writing, we also try to verify if the teachers have habits of reading and writing and what they think about reading and writing.
Keywords: Ensino de escrita e leitura
Escrita e leitura
Prática de leitura
Prática de escrita
Leitura e escrita - séries iniciais
Teaching writing and reading
Writing and reading
Reading practice
Writing practice
Reading and writing - initial series
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO ABRANTES; MÁRCIA ESTRELA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfMaria do Socorro Abrantes; Márcia Estrela dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2005.2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.