Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1TORRES, Antônia Lis de Maria Martins.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, A. L. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290068964313599pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com a realidade do Centro de Educação Especial “Geny Ferreira”-CEEIGEF – localizada na cidade de Sousa-PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades referentes a leitura e a escrita principalmente nas séries iniciais. Esta constatação foi o ponto de partida para o nosso estudo, e a partir dela, formulamos como questão central. Por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental, apesar das crianças chegarem a escola com a própria interpretação dos sinais escritos? Procuramos identificar e analisar com mais profundidade as dificuldades encontradas pelos docentes no processo de ensino da leitura e da escrita no CEEIGEF, percebemos algumas causas que provocam as dificuldades que os docentes enfrentam em relação ao ensino de leitura e escrita, procuramos também, verificar se os professores têm hábitos de ler e escrever e qual a concepção que eles têm sobre leitura e escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais.pt_BR
dc.date.issued2005-
dc.description.abstractAccording to the reality of the Special Education Center “Geny Ferreira” -CEEIGEF - located in the city of Sousa-PB, it was possible to notice that there are numerous difficulties regarding reading and writing, mainly in the initial series. This finding was the starting point for our study, and from there, we formulated it as a central question. Why do teachers find it difficult to work on reading and writing in the early grades of elementary school, despite the fact that the children arrive at school with their own interpretation of the written signs? We seek to identify and analyze in more depth the difficulties encountered by teachers in the process of teaching reading and writing at CEEIGEF, we perceive some causes that cause the difficulties that teachers face in relation to teaching reading and writing, we also try to verify if the teachers have habits of reading and writing and what they think about reading and writing.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12992-
dc.date.accessioned2020-06-25T17:06:07Z-
dc.date.available2020-06-25-
dc.date.available2020-06-25T17:06:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de escrita e leiturapt_BR
dc.subjectEscrita e leiturapt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectPrática de escritapt_BR
dc.subjectLeitura e escrita - séries iniciaispt_BR
dc.subjectTeaching writing and readingpt_BR
dc.subjectWriting and readingpt_BR
dc.subjectReading practicept_BR
dc.subjectWriting practicept_BR
dc.subjectReading and writing - initial seriespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABRANTES, Maria do Socorro.-
dc.creatorSANTOS, Márcia Estrela dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges in the practice of reading and writing in the early grades.pt_BR
dc.identifier.citationABRANTES, Maria do Socorro; SANTOS, Márcia Estrela dos. Desafios na prática da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2005. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO ABRANTES; MÁRCIA ESTRELA DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfMaria do Socorro Abrantes; Márcia Estrela dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2005.2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.