Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Elzanir dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308741288364583pt_BR
dc.description.resumoA importância do ato de ler vem de tempos remotos, quando os homens pré-histórico decifravam caracteres feitos nas paredes das cavernas, efetivando assim a comunicação no seu grupo. O ato de leitura é um ato cultural e social, portanto é de grande importância o acesso ,por meio de leitura pelo aluno, a diversos tipos de materiais escritos, uma vez que isso possibilita aos mesmos o contato com a práticas culturais mediadas pela escrita. Partindo dessa compreensão é que realizamos na EMEIEF Vitória Bezerra na cidade de Cajazeiras, uma conversa informal, na qual os professores expuseram-nos as dificuldades que enfrentam no cotidiano escolar quando do ensino de leitura. Partindo dessa preocupação definimos como objetivos, a verificação das concepções dede leitura dos professores da referida escola, e a investigação da prática metodológica docente como contribuiu para o bom aprendizado pelo aluno. A importância desse trabalho se deve á possibilidade de refletirmos sobre a prática do ensino da leitura em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDificuldade no ensino da leitura nas series iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2005-03-
dc.description.abstractThe importance of the act of reading comes from remote times, when prehistoric men deciphered characters made on the walls of the caves, thus effecting communication in their group. The act of reading is a cultural and social act, so access by means of reading by the student to various types of written materials is of great importance, since this allows them to have contact with cultural practices mediated by writing. Based on this understanding, we held an informal conversation at EMEIEF Vitória Bezerra in the city of Cajazeiras, in which the teachers exposed us to the difficulties they face in their school routine when teaching reading. Based on this concern, we defined as objectives, the verification of the reading conceptions of the teachers of that school, and the investigation of the teaching methodological practice as it contributed to the good learning by the student. The importance of this work is due to the possibility of reflecting on the practice of teaching reading in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13000-
dc.date.accessioned2020-06-26T00:44:34Z-
dc.date.available2020-06-25-
dc.date.available2020-06-26T00:44:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - leiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectElementary education - readingpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Cipriano da.-
dc.creatorSILVA, Adriana Cartaxo da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDifficulty in teaching reading in the early grades of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Cipriano da; SILVA, Adriana Cartaxo da. Dificuldade no ensino da leitura nas series iniciais do ensino fundamental. 2005. 33f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CIPRIANO DA SILVA; ADRIANA CARTAXO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2005.pdfMaria Cipriano da Silva; Adriana Cartaxo da Silva. Monografia Pedagogia.CFP 2005.1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.