Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003
Title: A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
Other Titles: Children's literature at school: challenges and perspectives.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Adriana Duarte de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Literatura infantil;Leitura literária;Formação de leitor;Literatura infantil - histórico;Children's literature;Literary reading;Reader training;Children's literature - historical
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Adriana Duarte de. A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo da temática: A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas tiveram como objetivos analisar as contribuições da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem e pesquisar como a escola e os professores estão utilizando os livros infantis distribuídos pelo MEC, e as contribuições desses para a formação do habito da leitura. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de estudo de caso.tendo como instrumento de coleta de dados as observações e o questionário que permitiram uma maior compreensão acerca das possibilidades e desafios encontrados pelos professores e alunos na utilização da literatura infantil em sala de aula. Nossa pretensão neste trabalho e despertar a reflexão sobre a importância de trabalhar a literatura infantil,como um recurso didático estimulador nos processo de ensinar e aprender. O nosso interesse e contribuir com o conhecimento sobre o tema, proporcionando assim um trabalho de incentivo a leitura literária nos anos iniciais. Acreditamos que um trabalho desenvolvido nesta perspectiva pode vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem, logo, ele oportunizara a construção do conhecimento de forma autônoma e ate prazerosa na medida em que este recurso fizer parte da pratica docente. Diante disto demonstramos a importância de buscar melhorias para a pratica docente e um ensino que valorize e incentive o habito da leitura estimulando as capacidades intelectuais dos alunos.
Keywords: Literatura infantil
Leitura literária
Formação de leitor
Literatura infantil - histórico
Children's literature
Literary reading
Reader training
Children's literature - historical
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA DUARTE DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf Adriana Duarte de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.