Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho demonstra que o teatro utilizado de forma correta em sala de aula, e de suma importância para a educação e o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento,do aluno, considerando-o como um ser que pensa, sente e faz. Como a escola e um espaço de conhecimento e aprendizado e isso se da através dos sentidos, o ensino da arte e fundamental para o desenvolvimento da percepção criativa da criança. O trabalho e apresentado através de capítulos levantados durante a pesquisa realizada na escola-campo. Buscando aprofundar esta pesquisa, tivemos como objetivo analisar a importância do teatro no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criança, percebendo o corpo como instrumento, entendendo o teatro como meio de aprendizagem dos demais conteúdos curriculares, alem de propiciar a integração da criança no grupo e a percepção das suas limitações e potencialidades. Em entrevistas com professores envolvidos neste trabalho, verificamos que os mesmos tem dificuldades quanto ao desenvolvimento das atividades de artes, devido a não formação especifica na área. São inúmeros os professores que afirmam que a arte tem grande importância para o crescimento intelectual da criança. O desenvolvimento da criatividade, a transmissão de sentimentos e emoções, são inerentes a sensibilidade do aluno. A escola deve propiciar isso na vida do aluno e ele sera mais feliz, mais criativo e sensível. A criança ao ingressar na escola possui a capacidade da teatralidade, vivenciada nos jogos de faz-de-conta. Ora, se a sala de aula e um espaço-palco na realização da tarefa de ensinar, ha que se valorizar esse espaço e utiliza-lo de forma a esgotar suas possibilidades de uso no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA importância do teatro na educação e no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13009-
dc.date.accessioned2020-06-26T12:41:01Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T12:41:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro - desenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectPrática docente - teatropt_BR
dc.subjectTheater in educationpt_BR
dc.subjectTheater - child developmentpt_BR
dc.subjectArt and educationpt_BR
dc.subjectTeaching practice - theaterpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Ana Cristine de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of theater in education and in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Cristine de. A importância do teatro na educação e no processo de ensino aprendizagem. 2009. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CRISTINE DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfAna Cristine de Sousa. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFO 2009. 2.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.