Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13009
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, A. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho demonstra que o teatro utilizado de forma correta em sala de aula, e de suma importância para a educação e o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento,do aluno, considerando-o como um ser que pensa, sente e faz. Como a escola e um espaço de conhecimento e aprendizado e isso se da através dos sentidos, o ensino da arte e fundamental para o desenvolvimento da percepção criativa da criança. O trabalho e apresentado através de capítulos levantados durante a pesquisa realizada na escola-campo. Buscando aprofundar esta pesquisa, tivemos como objetivo analisar a importância do teatro no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criança, percebendo o corpo como instrumento, entendendo o teatro como meio de aprendizagem dos demais conteúdos curriculares, alem de propiciar a integração da criança no grupo e a percepção das suas limitações e potencialidades. Em entrevistas com professores envolvidos neste trabalho, verificamos que os mesmos tem dificuldades quanto ao desenvolvimento das atividades de artes, devido a não formação especifica na área. São inúmeros os professores que afirmam que a arte tem grande importância para o crescimento intelectual da criança. O desenvolvimento da criatividade, a transmissão de sentimentos e emoções, são inerentes a sensibilidade do aluno. A escola deve propiciar isso na vida do aluno e ele sera mais feliz, mais criativo e sensível. A criança ao ingressar na escola possui a capacidade da teatralidade, vivenciada nos jogos de faz-de-conta. Ora, se a sala de aula e um espaço-palco na realização da tarefa de ensinar, ha que se valorizar esse espaço e utiliza-lo de forma a esgotar suas possibilidades de uso no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | A importância do teatro na educação e no processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13009 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T12:41:01Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T12:41:01Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject | Teatro - desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - teatro | pt_BR |
dc.subject | Theater in education | pt_BR |
dc.subject | Theater - child development | pt_BR |
dc.subject | Art and education | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - theater | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Ana Cristine de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of theater in education and in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Cristine de. A importância do teatro na educação e no processo de ensino aprendizagem. 2009. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA CRISTINE DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Ana Cristine de Sousa. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFO 2009. | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.