Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010
Title: | Leitura e escrita nos anos iniciais. |
Other Titles: | Reading and writing in the early years. |
???metadata.dc.creator???: | MACIEL, Ana Paula Souza. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Leitura e escrita;Alfabetização;Alfabetizador;Reading and writing;Literacy;Literacy |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | As crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola. |
Keywords: | Leitura e escrita Alfabetização Alfabetizador Reading and writing Literacy Literacy |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA SOUZA MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Ana Paula Souza Maciel. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.