Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACIEL, A. P. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoAs crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura e escrita nos anos iniciais.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010-
dc.date.accessioned2020-06-26T12:49:34Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T12:49:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizadorpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Ana Paula Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing in the early years.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA SOUZA MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfAna Paula Souza Maciel. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.