Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO Presente estudo teve como relevância o incentivo e a motivação junto aos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Batista de Sousa, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos investigar as causas da falta de estimulo e motivação para se trabalhar com um material tao rico e importante como o lúdico. Parti do pressuposto que o processo de interação estabelecido entre aluno/professor/desenvolvimento, possui um maior índice de aprovação quando a criança se identifica com o que esta estudando e o por que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, consideramos ainda que o lúdico e sua importância na sala de aula merecem reflexões aprofundadas, principalmente nos anos iniciais onde se encontra a base do processo educativo e também da formação da criança. Após analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não aprendem de forma lúdica, movidos de um lado pela cultura que institui o ensino tradicional e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012-
dc.date.accessioned2020-06-26T13:03:58Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T13:03:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectLudicidade - motivaçãopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectPlayfulness - motivationpt_BR
dc.subjectPlayful activitiespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Eugênia Abrantes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of playfulness in the teaching - learning process.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Eugênia Abrantes de. A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EUGÊNIA ABRANTES DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfEugênia Abrantes de Abreu. Monografia PEDAGOGIA. CFP 2009.2.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.