Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13013
Title: | Avaliação no processo de ensino aprendizagem. |
Other Titles: | Evaluation in the teaching-learning process. |
???metadata.dc.creator???: | PEDROSA, Fabiana Bezerra. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Avaliação escolar;Aprendizagem;Ensino;Prática de ensino;School evaluation;Learning;Teaching;Teaching practice |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PEDROSA, Fabiana Bezerra. Avaliação no processo de ensino aprendizagem. 2009. 52f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo sobre avaliação no processo de ensino-aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo da E.M.E.I.F. Galdino Antonio da Silva, utilizando-se dos seguintes instrumentos de pesquisa: o estagio de observação, os questionários aplicados aos professores e alunos e a analise do estagio. A avaliação deve fazer parte do cotidiano dos alunos. Ela e um instrumento eficaz na construção do conhecimento para que eles possam construir sua autonomia e se tornarem cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres para atuar dentro da sociedade. Por isso, que e preciso que o educador seja um inovador, que esteja sempre buscando novas metodologias para fazer uma avaliação adequada para cada aluno, porque o professor e um mediador do conhecimento, e ele precisa esta sempre informando para tirar as duvidas ou as dificuldades de aprendizagem que cada um apresentando que ela esta presente no nosso dia a dia, ou seja, que para tudo que realizamos e preciso primeiramente avaliar se os nossos propósitos serão realizados. A avaliação deve ser entendida pelos alunos como um instrumento que vai ajudar a melhorar sua aprendizagem ou suas dificuldades sobre determinados assuntos, e não como uma forma de premiação ou castigos para eles, por que muitos entendem que a avaliação e uma forma de punição, mas, e preciso que eles entendam que a avaliação esta inserida no nosso cotidiano, ou seja, ela faz parte do nosso dia-a-dia nos ajudando sempre a fazer uma auto-avaliação dos atos que praticamos. O professor deve trabalhar com a avaliação formativa, pois, ela se preocupa apenas com a aprendizagem dos alunos. Essa avaliação reconhece que os alunos aprendem de formas diferentes, uns com mais facilidade e outros com mais dificuldades, por isso, e importante que o professor conheça e trabalhe com a realidade vivenciada por cada um. |
Keywords: | Avaliação escolar Aprendizagem Ensino Prática de ensino School evaluation Learning Teaching Teaching practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13013 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANA BEZERRA PEDROSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Fabiana Bezerra Pedrosa. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009. | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.