Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEDROSA, F. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo sobre avaliação no processo de ensino-aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo da E.M.E.I.F. Galdino Antonio da Silva, utilizando-se dos seguintes instrumentos de pesquisa: o estagio de observação, os questionários aplicados aos professores e alunos e a analise do estagio. A avaliação deve fazer parte do cotidiano dos alunos. Ela e um instrumento eficaz na construção do conhecimento para que eles possam construir sua autonomia e se tornarem cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres para atuar dentro da sociedade. Por isso, que e preciso que o educador seja um inovador, que esteja sempre buscando novas metodologias para fazer uma avaliação adequada para cada aluno, porque o professor e um mediador do conhecimento, e ele precisa esta sempre informando para tirar as duvidas ou as dificuldades de aprendizagem que cada um apresentando que ela esta presente no nosso dia a dia, ou seja, que para tudo que realizamos e preciso primeiramente avaliar se os nossos propósitos serão realizados. A avaliação deve ser entendida pelos alunos como um instrumento que vai ajudar a melhorar sua aprendizagem ou suas dificuldades sobre determinados assuntos, e não como uma forma de premiação ou castigos para eles, por que muitos entendem que a avaliação e uma forma de punição, mas, e preciso que eles entendam que a avaliação esta inserida no nosso cotidiano, ou seja, ela faz parte do nosso dia-a-dia nos ajudando sempre a fazer uma auto-avaliação dos atos que praticamos. O professor deve trabalhar com a avaliação formativa, pois, ela se preocupa apenas com a aprendizagem dos alunos. Essa avaliação reconhece que os alunos aprendem de formas diferentes, uns com mais facilidade e outros com mais dificuldades, por isso, e importante que o professor conheça e trabalhe com a realidade vivenciada por cada um. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação no processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13013 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T13:12:36Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T13:12:36Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | School evaluation | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEDROSA, Fabiana Bezerra. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Fabiana Bezerra. Avaliação no processo de ensino aprendizagem. 2009. 52f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANA BEZERRA PEDROSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Fabiana Bezerra Pedrosa. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009. | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.