Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13014
Title: Análise das práticas dos professores de matemática nos anos iniciais.
Other Titles: Analysis of the practices of mathematics teachers in the early years.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Fabiano Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Matemática - ensino;Prática de ensino - matemática;matemática - resumos didáticos;Professor de matemática;Mathematics - teaching;Teaching practice - mathematics;Mathematics - didactic summaries;Maths teacher
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Fabiano Fernandes. Análise das práticas dos professores de matemática nos anos iniciais. 2009. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo deste trabalho tem como tema central as praticas dos professores de Matemática nos anos iniciais. Abordando o contexto escolar com as praticas exercidas no cotidiano das crianças. A contribuição deste trabalho sera imprescindível para ampliar a conscientização de professores e alunos em ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais. Este estudo também ira possibilitar a formação de sujeitos críticos, conscientes e autônomos capazes de agirem em certos problemas que envolvem a contagem. Matemática era seu cotidiano. A metodologia deste trabalho pretende compreender a atuação dos professores de Matemática perante a sala de aula com seus alunos. O Objetivo Geral e Analisar a pratica dos professores de matemática nos anos iniciais. E os Objetivos Específicos são observar as praticas e aplicações dos métodos do ensino de matemática utilizados pelos educadores no processo de ensino - aprendizagem; Verificar o contexto de professores de matemática com técnicas modernas de preparação de aulas utilizando recursos; Desenvolver estudos e reflexões com os educadores sobre a pratica pedagógica dos professores de matemática dos anos iniciais desenvolvida em sala de aula; Conhecer alguns aspectos que caracterizam o processo pelo qual a matemática se constituiu como ciência e as reformulações que tem sofrido ao longo dos tempos; Analisar o movimento conceitual na matemática, para melhor compreende-la e, também, para propor situações de aprendizagem aos alunos, Compreender o conhecimento matemático como produto cultural e como pode ser organizado seu ensino no sistema escolar da educação infantil e do ensino fundamental A estruturação deste trabalho monográfico sobre as praticas dos professores de Matemática nos anos iniciais esta organizada em três capítulos com vários tópicos. Este trabalho monográfico não e um texto concluído. Ele parte da reflexão das praticas dos professores de Matemática nos anos iniciais e sempre terá seus horizontes em busca das soluções dos problemas que afetam o ensino da Matemática nos anos iniciais. Esse trabalho monográfico foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Genésio Araújo, na cidade de São José da Lagoa Tapada, PB.
Keywords: Matemática - ensino
Prática de ensino - matemática
matemática - resumos didáticos
Professor de matemática
Mathematics - teaching
Teaching practice - mathematics
Mathematics - didactic summaries
Maths teacher
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13014
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANO FERNANDES RODRIGUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfFabiano Fernandes Rodrigues. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.