Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018
Title: Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem.
Other Titles: Evaluation as a possibility for dialogue and learning.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Belchione Tomé de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Avaliação escolar;Aprendizagem;Dialogicidade;Práticas avaliativas;Avaliação pedagógica;School evaluation;Learning;Dialogicity;Evaluative practices;Pedagogical evaluation
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Belchione Tomé de Sousa. Avaliação como possibilidade de diálogo e aprendizagem. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata-se de uma pesquisa sobre avaliação como possibilidade de dialogo e aprendizagem, desenvolvida na E.E.E.F. Antonio Teodoro Neto como requisite para obtenção de grau de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo analisar as contribuições/interferências da avaliação dialógica para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto observamos as praticas avaliativas utilizadas pelos educadores analisando as dificuldades dos educandos ao serem avaliados, como também investigamos as dificuldades encontradas pelo educador no ato de avaliar e, finalmente refletimos as implicações do processo avaliativo na aprendizagem do educando. Para alcançarmos os objetivos propostos neste estudo utilizamos uma pesquisa de coleta de dados por meio da observação e questionário, sendo este composto de questões objetivas e subjetivas com a participação de educador e educando. A pesquisa tem o intuito de contribuir para a construção de novos paradigmas em avaliação que primem por uma aprendizagem significativa e consistente pautado nos princípios da dialogicidade, respeito pelas diferenças e compromisso com a formação de sujeitos críticos, éticos e participantes.
Keywords: Avaliação escolar
Aprendizagem
Dialogicidade
Práticas avaliativas
Avaliação pedagógica
School evaluation
Learning
Dialogicity
Evaluative practices
Pedagogical evaluation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13018
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BELCHIONE TOMÉ DE SOUSA MOURA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfBelchione Tomé de Sousa Moura. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 3.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.