Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020
Title: Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa.
Other Titles: Children's literature: when reading becomes pleasurable.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Chirleia Benicio do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Leitura infantil;Formação do leitor;Hábito de leitura- histórias infantis;Atividades literárias;Desenvolvimento psicológico da criança;Child reading;Reader training;Reading habits - children's stories;Literary activities;Child psychological development
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB, envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança.
Keywords: Leitura infantil
Formação do leitor
Hábito de leitura- histórias infantis
Atividades literárias
Desenvolvimento psicológico da criança
Child reading
Reader training
Reading habits - children's stories
Literary activities
Child psychological development
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHIRLEIA BENICIO DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfChirleia Benicio do Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.