Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoNa sociedade do conhecimento, e imprescindível que os indivíduos utilizem os saberes da leitura e da escrita. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar; realizada com 22 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivos: analisar o acesso da leitura e da escrita aos alunos dos anos iniciais; identificar a metodologia utilizada pelos professores; verificar os auxílios didáticos que os professores utilizam para estimular a leitura e a escrita; examinar os gêneros literários utilizados pelos professores. Para que essa pesquisa fosse realizada, usamos como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e dissertativas. A analise dos dados foi fundamentada nos estudos de Cagliari (1997), Lerner (2002), Monteiro (2004), e outros mais. Os resultados apontam que a escola vem enfrentando problemas, pelo fato dos alunos sentirem dificuldades no ato de interpretar textos principalmente aqueles do cotidiano; também a falta de acesso deles com diversos gêneros literários, acabam prejudicando-os quando necessitam ler ou escrever algo para qualquer fim que se destina. Conclui-se que a escola precisa criar condições para que as modalidades de leitura e escrita possam ser adquiridas integralmente por todos os educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021-
dc.date.accessioned2020-06-26T16:02:45Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T16:02:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura escritapt_BR
dc.subjectAquisição de leiturapt_BR
dc.subjectEscrita dos educadores Relação- professor-alunopt_BR
dc.subjectAprendizagem de leitura e escritapt_BR
dc.subjectWritten readingpt_BR
dc.subjectAcquisition of readingpt_BR
dc.subjectEducators' writing Teacher-student relationshippt_BR
dc.subjectLearning to read and writept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cícera da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction process of reading and writing in the school routine.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cícera da. O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfCícera da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.