Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFORMIGA, C. A. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7937335727754054pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.description.resumoO referido trabalho monográfico destaca a importância da construção do hábito de ler nos anos iniciais. Desta forma, o leitor critico se constitui a partir do habito e do gosto pela leitura; uma leitura mais complexa e contextualizada, do mundo que o cerca, de suas vivências, de suas historias. O leitor autônomo e aquele capaz de interagir com outras leituras, com outros leitores e principalmente com os autores. A formação de sujeitos críticos e intelectualizados permite vislumbrar uma sociedade mais preparada para as demandas impostas pelo capitalismo e pela tecnologia. A importância do tema suscita para inúmeras discussões que foram analisadas e refletidas através da prática educativa que teve lugar na escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, Sousa - PB. Com o escopo de analisar a deficiência do ato de ler e escrever no quinto ano do ensino fundamental, as relevantes discussões fundamentam o objeto de estudo deste trabalho, que contribuirá para conscientizar o profissional da educação, da urgente necessidade de reflexão e transformação pertinentes a construção do hábito e do gosto pela leitura. Para tanto, o processo de aprendizagem e o gosto pela leitura para a criança precisa ter algum significado que a estimule e desta forma ela possa se interessar pelo o que esta aprendendo, o que foi observável no estagio que realizei e que fundamentaram este trabalho. Nesse estudo, priorizou-se como fundamentação teórica, vários autores e estudiosos a cerca do tema, tais como: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky, Emília Ferreiro, entre outros. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. As perguntas nele inseridas voltaram-se para a compreensão dos procedimentos utilizados pelo educador no sentido de tornar seu alunado a sentir prazer pela leitura e a produzir novos textos a partir dessas leituras. Os resultados mostram com clareza a deficiência e a urgente necessidade de transformações imbuídas de medidas eficazes no sentido de superar as inúmeras dificuldades que permeiam este complexo processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThis monographic work highlights the importance of building the habit of reading in the early years. In this way, the critical reader is constituted from the habit and the taste for reading; a more complex and contextualized reading, of the world around you, of your experiences, of your stories. The autonomous reader and the one capable of interacting with other readings, with other readers and mainly with the authors. The formation of critical and intellectualized subjects allows a glimpse of a society more prepared for the demands imposed by capitalism and technology. The importance of the theme raises for countless discussions that were analyzed and reflected through the educational practice that took place in the State Elementary School Batista Leite, Sousa - PB. With the scope of analyzing the deficiency of the act of reading and writing in the fifth year of elementary school, the relevant discussions support the object of study of this work, which will contribute to make the education professional aware of the urgent need for reflection and transformation pertinent to the construction habit and taste for reading. For this, the learning process and the taste for reading for the child needs to have some meaning that stimulates him and this way he can be interested in what he is learning, what was observable in the internship that I accomplished and that founded this work. In this study, several authors and scholars on the topic were prioritized as theoretical foundations, such as: Paulo Freire, Maria Helena Martins, Ana Teberosky, Emília Ferreiro, among others. To carry out this research, a questionnaire was used as an instrument of data collection. The questions inserted in it turned to the understanding of the procedures used by the educator in order to make his students feel pleasure in reading and to produce new texts from these readings. The results clearly show the deficiency and the urgent need for transformations imbued with effective measures in order to overcome the countless difficulties that permeate this complex process of teaching and learning reading and writing.-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13022-
dc.date.accessioned2020-06-26T16:22:56Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T16:22:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHábito de leitura-criançaspt_BR
dc.subjectLeituras- séries iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamental-ler e escreverpt_BR
dc.subjectLeitura e escrita-aprendizagempt_BR
dc.subjectReading Habit - Childrenpt_BR
dc.subjectReadings - initial seriespt_BR
dc.subjectElementary education-reading and writingpt_BR
dc.subjectReading and writing-learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading in the early years: building the habit of reading.pt_BR
dc.identifier.citationFORMIGA, Cicleide Alves da Nóbrega. Leitura nos anos iniciais: a construção do hábito de ler. 2009. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2009.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICLEIDE ALVES DA NÓBREGA FORMIGA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfCicleide Alves da Nóbrega Formiga. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.