Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
Title: | Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
Other Titles: | Literacy: process of acquisition of reading and writing in the initial grades. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Cristina Gonçalves da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Risomar Alves dos. |
Keywords: | Leitura e escrita;Alfabetização;Escrita-séries iniciais;Leitura -séries iniciais;Reading and writing;Literacy;Initial writing-series;Reading - initial series |
Issue Date: | 27-Feb-2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita, esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina, mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização como um processo natural do desenvolvimento da criança. |
Keywords: | Leitura e escrita Alfabetização Escrita-séries iniciais Leitura -séries iniciais Reading and writing Literacy Initial writing-series Reading - initial series |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRISTINA GONÇALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Cristina Gonçalves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.