Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.description.resumoA alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita, esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina, mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização como um processo natural do desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAlfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.pt_BR
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023-
dc.date.accessioned2020-06-26T16:46:39Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T16:46:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscrita-séries iniciaispt_BR
dc.subjectLeitura -séries iniciaispt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectInitial writing-seriespt_BR
dc.subjectReading - initial seriespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cristina Gonçalves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy: process of acquisition of reading and writing in the initial grades.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA GONÇALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfCristina Gonçalves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.