Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
Title: Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais.
Other Titles: Literacy: process of acquisition of reading and writing in the initial grades.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cristina Gonçalves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Risomar Alves dos.
Keywords: Leitura e escrita;Alfabetização;Escrita-séries iniciais;Leitura -séries iniciais;Reading and writing;Literacy;Initial writing-series;Reading - initial series
Issue Date: 27-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita, esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina, mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização como um processo natural do desenvolvimento da criança.
Keywords: Leitura e escrita
Alfabetização
Escrita-séries iniciais
Leitura -séries iniciais
Reading and writing
Literacy
Initial writing-series
Reading - initial series
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA GONÇALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfCristina Gonçalves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. 2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.