Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLACERDA, E. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.description.resumoO estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025-
dc.date.accessioned2020-06-26T17:25:30Z-
dc.date.available2020-06-26-
dc.date.available2020-06-26T17:25:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDinâmica de leiturapt_BR
dc.subjectEscritas- concepçõespt_BR
dc.subjectLeitura- concepçõespt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading dynamicspt_BR
dc.subjectWritings - conceptionspt_BR
dc.subjectReading- conceptionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Edileusa Mota.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILEUSA MOTA LACERDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfEdileusa Mota Lacerda. Monografia Pedagogia. CFP 2009.2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.