Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030
Title: Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social.
Other Titles: The different uses of reading: from school to social context.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Francisco de Assis Soares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Leitura;Prática de leitura;Leitura- educandos;Reading;Reading practice;Reading - students
Issue Date: 20-Feb-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura.
Keywords: Leitura
Prática de leitura
Leitura- educandos
Reading
Reading practice
Reading - students
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO DE ASSIS SOARES DE SOUZA .MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdfFrancisco de Assis Soares de Souza.Monografia Pedagogia. CFP 2009.3.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.